Martins, Júlio Manuel CardosoAraújo, Carlos Miguel Miranda Ribeiro de2014-09-162014-09-1620102010http://hdl.handle.net/10400.6/2279O desporto, e a actividade física a si associada, é um dos fenómenos sociais conciliadores da estratificação de classes presentes em qualquer sociedade. Um ditado popular diz-nos que “um homem pode mudar de partido, emprego ou mesmo de mulher, mas nunca muda de Clube”. Sem querer entrar numa larga discussão sobre a pertinência desta afirmação, ela apenas deve ilustrar a importância que o desporto representa para a sociedade em geral, independentemente do seu género, do seu estrato social ou das suas crenças. Num contexto social, devemos reflectir sobre quais as implicações que o desporto tem nos indivíduos que com ele se relaciona. “Mente sã em corpo são” é uma velha afirmação para a necessidade da prática desportiva. Nas sociedades actuais, o papel do desporto ganha uma importância fundamental (inclusão social, obesidade). A educação física leccionada nas escolas é também um importantíssimo vector da educação. No processo de ensino - aprendizagem, a educação física pode contribuir para um desenvolvimento mais coerente da formação da personalidade. A tomada de riscos, decisões e espírito de equipa são uma constante na prática de qualquer modalidade desportiva e podem privilegiar a aquisição comportamentos/competências que permitam um desenvolvimento das capacidades de interacção social na criança ou adolescente. A natureza mais lúdica e a interacção que o desporto proporciona pode permitir que adquira um poder muito forte junto dos sistemas sócios – culturais. Também no mundo empresarial o desporto já é reconhecido como um instrumento de aquisição e treino de competências organizacionais que posteriormente poderão ser transferidas para o contexto de trabalho, por outras palavras o desporto é já um instrumento de coaching2. Assim, os processos de formação contínua para os seus quadros ganham cada vez mais aceitação pela comparação psicológica permitida em relação aos processos de gestão e tomada de decisões de alto risco, dando como exemplo a formação de competências organizacionais em meio outdoor e recorrendo a actividades desportivas tanto em voga nos dias de hoje. [...]porEducação físicaRelatório final de estágio pedagógicomaster thesis