Alves, Maria do Céu Ferreira GasparJunior, Isaías de Jesus Alvares Mendes2025-10-062025-10-062025-07-18http://hdl.handle.net/10400.6/18949Com o advento da Nova Gestão pública, as instituições que compõem o setor da educação precisam cada vez mais de apresentar serviços que criem valor para a sociedade. Neste contexto, encontram-se as instituições educativas públicas, que podem envolver estruturas físicas consideráveis e um número significativo de alunos, além de grandes aportes orçamentais do Estado, o que as pressiona ainda mais para prestarem um serviço de valor à sociedade. Assim, uma gestão eficiente do desempenho organizacional dessas instituições é vital no mundo contemporâneo. A literatura tem indicado que as ferramentas de gestão estratégica, como é o exemplo do Balanced Scorecard (BSC), podem ser uma alternativa para uma gestão que crie valor para a sociedade. E, embora a literatura possa não ser muito extensa e estar fragmentada, considera-se que, mesmo com resultados promissores, são necessárias futuras investigações. A análise da literatura disponível permite concluir que os países em desenvolvimento podem representar um bom cenário de investigação, dado que estes países ainda carecem de investigação sobre a utilização do BSC como ferramenta de gestão estratégica em instituições de ensino público. Logo, uma investigação que aborde o BSC neste contexto parece adequada, tornando a compreensão deste fenómeno mais holística e fortalecendo a literatura, que ainda carece de aprofundamento em países em desenvolvimento. Assim, esta tese tem como objetivo analisar como é que o BSC está a ser utilizado no setor da educação e averiguar como é que se pode melhorar o seu funcionamento de modo a permitir uma gestão mais eficiente e um melhor desempenho institucional. Para isso foram analisados os contributos da teoria institucional, da burocracia e da lógica fuzzy (Fuzzy set theory), para uma gestão mais eficiente do BSC. Em termos de estrutura, esta tese é constituída por seis capítulos, no capítulo dois, apresenta-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), onde se procurou responder às seguintes questões de investigação: (i) Qual é o estado da arte sobre a utilização do BSC no setor da educação? (ii) Como é que o BSC está a ser utilizado no setor da educação? (iii) Quais são as tendências de investigação neste domínio? Procurou-se, assim, identificar e sintetizar a investigação sobre a aplicação do BSC no setor da educação, identificar lacunas e apontar potenciais áreas para estudos futuros. Em seguida foram desenvolvidos três estudos empíricos que permitiram contribuir precisamente para colmatar algumas das lacunas de investigação identificadas na RSL. Assim, e depois da RSL desenvolvida no capítulo 2, no capítulo 3, procurou-se, através de um estudo de caso em uma instituição do setor educativo brasileiro, averiguar quais os contributos da teoria da burocracia e da teoria institucional na implementação e funcionamento do BSC. Mais especificamente, procurou-se analisar o papel da Nova Sociologia Institucional e desmitificar a imagem negativa muitas vezes associada à teoria da burocracia, ao se demonstrar que alguns procedimentos neo-burocráticos são benéficos na implementação e no funcionamento do BSC. No capítulo 4, procura-se analisar os contributos da lógica fuzzy combinada com o método Decision Making Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL), para uma gestão mais eficiente do BSC. Verifica-se que diante da subjetividade e imprecisão presentes em muitos processos de tomada de decisão, nomeadamente na gestão do mapa estratégico do BSC, a utilização do fuzzy DEMATEL permite mitigar o impacto da incerteza na gestão. Assim, ao aplicar o fuzzy DEMATEL às perspetivas do BSC com o intuito de identificar as relações de influência entre elas, consegue-se melhorar a gestão estratégica da organização. No capítulo 5, é explorado o uso da lógica fuzzy em conjunto com o Analytic Network Process (ANP) para se estabelecer uma ordem de prioridades entre os objetivos estratégicos e entre as perspetivas do BSC. O estudo procura demonstrar que é possível lidar com a incerteza e subjetividade dos processos de tomada de decisão, otimizando a gestão do mapa estratégico. A utilização do ANP permite gerir as interdependências entre os objetivos estratégicos e entre as perspetivas do BSC, comprovando que a integração da lógica fuzzy com o ANP contribui significativamente para a melhoria da gestão estratégica. Os resultados obtidos foram analisados através do fuzzy ANP para classificar as perspetivas e os objetivos estratégicos segundo o seu grau de prioridade permitindo melhorar a tomada de decisão. Estes estudos empíricos (Cap 3, 4 e 5) permitiram trazer contributos teóricos, acerca do papel que as teorias Institucional e da Burocracia podem desempenhar na decisão inicial e no processo de implementação do BSC. E, contributos práticos, que vieram mostrar que se pode fazer uma gestão mais eficiente do mapa estratégico do BSC, no setor educativo, recorrendo a métodos Multi-criteria decision making (MCDM) como o DEMATEL e o ANP. Desse modo, esta tese conseguiu alcançar os objetivos propostos, trazendo contributos para a literatura e para a administração da instituição estudada. No primeiro estudo, que consiste numa RSL, conseguimos fazer um mapeamento sobre a utilização do BSC no setor educacional, percebendo consequentemente que o BSC é uma ferramenta flexível, adaptável a vários contextos do setor educacional e aplicável em cenários diversificados desse setor, a saber: instituições de ensino superior; centro educacionais; e universidades, independentemente de serem públicos ou privados. Outra perceção que merece destaque foi a constatação de que a implementação do BSC não é tarefa simples, exigindo um tempo considerável para a sua concretização, além de exigir um forte apoio institucional e o envolvimento dos stakeholders para o seu sucesso. No segundo trabalho, após investigarmos como as teorias institucional e da burocracia influenciam o processo de implementação e de desenvolvimento do BSC, foram identificadas pressões isomórficas e características neo-burocráticas que devem ser tidas em consideração. No terceiro e no quarto estudo, demonstrou-se que a lógica fuzzy (Fuzzy set theory), pode mitigar a incerteza e a subjetividade inerentes ao processo de tomada de decisão. Além disso, esta abordagem pode auxiliar a administração na condução de uma gestão mais eficaz do mapa estratégico. Logo, a presente investigação permite trazer contribuições teóricas e práticas, além de proporcionar um contributo à literatura sobre o fenómeno do BSC, em especial no setor da educação. Quanto às contribuições teóricas desta tese, elencamos: a presença de um framework, que representa uma visão holística das pesquisas sobre o tema, o que permite uma fácil compreensão dos principais assuntos abordados no estudo do BSC no setor educacional; a constatação da presença de características neo-burocráticas, bem como de pressões isomórficas na decisão de implementação do BSC; a mitigação do julgamento subjetivo na tomada de decisão estratégica quando combinada a lógica fuzzy com os métodos DEMATEL e ANP no contexto do BSC; e o avanço da literatura cientifica sobre a tomada de decisão estratégica através de métodos MCDM associados à lógica fuzzy. Quanto às contribuições práticas, destacamos: - o contribuir para que os gestores do setor educativo adquiram uma melhor compreensão sobre a eficácia do BSC quando implementado de forma adequada; - compreender que o isomorfismo coercitivo pode levar a instituição a um nível de gestão mais profissional, possibilitando entregas de maior valor à sociedade; - concluir que os decisores devem direcionar recursos, sejam eles humanos ou financeiros, para as perspetivas e objetivos estratégicos mais relevantes, permitindo uma gestão mais eficiente e um melhor desempenho.With the advent of New Public Management, the institutions that make up the education sector increasingly need to provide services that create value for society. In this context, we find public educational institutions, which can involve considerable physical structures and a significant number of students, as well as large budgetary contributions from the state, which puts even more pressure on them to provide a service of value to society. Therefore, efficient management of the organisational performance of these institutions is vital in the contemporary world. The literature has shown that strategic management tools, such as the Balanced Scorecard (BSC), can be an alternative for management that creates value for society. And although the literature may not be very extensive and is fragmented, it is considered that, even with promising results, future research is needed. Analysing the available literature allows us to conclude that developing countries may represent a good research scenario, given that these countries still lack research into the use of the BSC as a strategic management tool in public education institutions. Therefore, research that addresses the BSC in this context seems appropriate, making the understanding of this phenomenon more holistic and strengthening the literature, which still lacks depth in developing countries. The aim of this thesis is therefore to analyse how the BSC is being used in the education sector and to find out how it can be improved to enable more efficient management and better institutional performance. To this end, the contributions of institutional theory, bureaucracy and fuzzy logic (fuzzy set theory) to more efficient BSC management. In terms of structure, this thesis is made up of six chapters. Chapter two presents a Systematic Literature Review (SLR), which sought to answer the following research questions: (i) What is the state of the art on the use of the BSC in the education sector? (ii) How is the BSC being used in the education sector? (iii) What are the research trends in this field? The aim was to identify and synthesise research on the application of the BSC in the education sector, identify gaps and point to potential areas for future study. Three empirical studies were then carried out which helped to fill some of the research gaps identified in the RSL. Thus, following on from the RSL developed in Chapter 2, Chapter 3 sought to ascertain, through a case study of an institution in the Brazilian education sector, the contributions of bureaucracy theory and institutional theory to the implementation and functioning of the BSC. More specifically, we sought to analyse the role of the New Institutional Sociology and demystify the negative image often associated with bureaucracy theory, by demonstrating that some neo-bureaucratic procedures are beneficial in the implementation and functioning of the BSC. Chapter 4 analyses the contributions of fuzzy logic combined with the Decision Making Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) method to more efficient BSC management. It emerges that in the face of the subjectivity and imprecision present in many decision-making processes, particularly in the management of the BSC strategy map, the use of fuzzy DEMATEL makes it possible to mitigate the impact of uncertainty on management. Thus, by applying fuzzy DEMATEL to the BSC perspectives in order to identify the relationships of influence between them, the organisation's strategic management can be improved. Chapter 5 explores the use of fuzzy logic in conjunction with the Analytic Network Process (ANP) to establish an order of priorities between the strategic objectives and between the BSC perspectives. The study seeks to demonstrate that it is possible to deal with the uncertainty and subjectivity of decision-making processes, optimising the management of the strategic map. The use of ANP makes it possible to manage the interdependencies between the strategic objectives and between the BSC perspectives, proving that the integration of fuzzy logic with ANP contributes significantly to improving strategic management. The results obtained were analysed using fuzzy ANP to classify the perspectives and strategic objectives according to their degree of priority, thus improving decision-making. These empirical studies (Chapters 3, 4 and 5) have provided theoretical contributions on the role that institutional and bureaucratic theories can play in the initial decision and implementation process of the BSC. And practical contributions that have shown that the BSC strategy map can be managed more efficiently in the education sector, using multi-criteria decision making (MCDM) methods such as DEMATEL and ANP. In this way, this thesis has succeeded in achieving the proposed objectives, bringing contributions to the literature and to the management of the institution studied. In the first study, which deals with RSL, we were able to map the use of the BSC in the education sector, and consequently realise that the BSC is a flexible tool, adaptable to various contexts in the education sector and applicable in a variety of scenarios in this sector, namely: higher education institutions; educational centres; and universities, regardless of whether they are public or private. Another insight worth highlighting was the realisation that implementing the BSC is no simple task, requiring considerable time to complete, as well as strong institutional support and stakeholder involvement for its success. In the second study, after investigating how institutional and bureaucratic theories influence the process of implementing and developing the BSC, we identified isomorphic pressures and neo-bureaucratic characteristics that should be considered. In the third and fourth studies, it was shown that fuzzy logic (fuzzy set theory) can mitigate the uncertainty and subjectivity inherent in the decision-making process. Furthermore, this approach can help management to manage the strategic map more effectively. This research therefore makes theoretical and practical contributions, as well as contributing to the literature on the BSC phenomenon, especially in the education sector. The theoretical contributions of this thesis include: the presence of a framework, which represents a holistic view of research on the subject, allowing for an easy understanding of the main issues addressed in the study of the BSC in the education sector; the finding of the presence of neo-bureaucratic characteristics as well as isomorphic pressures in the decision to implement the BSC; the mitigation of subjective judgement in strategic decision-making when combining fuzzy logic with DEMATEL and ANP methods in the context of the BSC; and the advancement of scientific literature on strategic decision-making through MCDM methods associated with fuzzy logic. In terms of practical contributions, we would highlight - helping managers in the education sector gain a better understanding of the effectiveness of the BSC when implemented properly; - understanding that coercive isomorphism can lead an institution to a more professional level of management, enabling it to deliver greater value to society; - concluding that decision-makers should direct resources, whether human or financial, towards the most relevant strategic perspectives and objectives, enabling more efficient management and better performance.porBalanced scorecardLógica fuzzyTeoria da burocraciaTeoria institucionalSetor educativoDematelAnpGestão estratégicaBrasilContributos para uma gestão eficiente do Balanced Scorecard no setor educativo brasileiro: um estudo de casodoctoral thesis101661380