Madeira, Maria José AguilarFernandes, Márcia Maria Santos2023-11-152023-11-152023-05-252023-04-27http://hdl.handle.net/10400.6/13675Portugal é um país com forte desenvolvimento turístico e a tendência deste é continuar a crescer e desenvolver-se. Neste projeto o foco é concretamente o Enoturismo, sendo que esta é uma modalidade de turismo relacionada com o vinho e, cada vez com maior destaque no nosso país. Esta crescente procura de programas de Enoturismo pode transformar-se em uma oportunidade para a empresa “Com Sentidos”. A realização deste projeto é avaliar a viabilidade económica e financeira da criação de uma empresa que pretende disponibilizar programas de Enoturismo, mais concretamente, disponibilizar ao longo de Portugal cursos de aprendizagem de degustação de vinho, cerveja e azeite. Onde não só o cliente prova os excelentes e variados produtos portugueses como também tem a possibilidade de aprender a degustar e combiná-los com o melhor tipo de comidas, respondendo à lacuna existente no mercado de falta de programas de Enoturismo que relacionem o lazer com o conhecimento pessoal dos turistas. Foi realizado um plano de negócios, estando incluídas a análise setorial e análise de mercado. Foi elaborado um plano estratégico e de marketing e a realização da estrutura da empresa como os recursos humanos e o plano de operação. Finalmente, realizou-se um plano económico-financeiro que visa perceber qual a sua viabilidade, tornando-se considerável a implementação real do projeto.Portugal is a country with strong tourism development and the trend is to continue to grow and develop. In this project, the focus is concretely on Enotourism, as this is a type of tourism related to wine, which is becoming more and more prominent in our country. This growing demand for Enotourism programs can become an opportunity for company “Com Sentidos”. The realization of this project is to carry out and evaluate the economic and financial viability of creating a company that intends to provide Enotourism programs, more specifically, to provide learning courses in wine, beer and olive oil tasting throughout Portugal. Where not only the customer tastes the excellent and varied Portuguese products, but also has the opportunity to learn to taste and combine them with the best type of food, responding to the existing gap in the market of lack of Enotourism programs that relate leisure with the personal knowledge of tourists. A business plan was drawn up, including sector and market analysis. A strategic and marketing plan was drawn up and the structure of the company, such as human resources and the operation plan, was carried out. Finally, an economic-financial plan was carried out in order to understand its viability, making the actual implementation of the project considerable.porConhecimentoDegustaçãoEnoturismoMotivaçõesTendênciaTuristasPlano de Negócios para Empresa de Programas de Enoturismo “Com Sentidos”master thesis203386493