Pereira, Dília Maria Abrantes Borrata da Costa2014-06-302014-06-302010-06http://hdl.handle.net/10400.6/1948Neste estudo, entendemos a leitura como um processo, cuja aprendizagem se enquadra em sucessivas etapas. Contrariando os modelos tradicionais que privilegiavam essencialmente a decifração, ficando-se o leitor nessa aprendizagem feita na Escola, incidimos o nosso trabalho na compreensão leitora que embora se vá adquirindo ao longo da vida, deve ser trabalhada em contexto escolar. Para o efeito trabalhámos o livro “O Menino Escritor”, partindo do modo como medir a compreensão leitora para posteriormente se ampliar desenvolvendo estratégias pedagógico/didácticas enquadradas nas narrativas de potencial recepção literária por parte das crianças. Para o desenvolvimento do projecto, seleccionámos uma amostra, composta por um grupo/turma, pertencente a uma escola do 1º ciclo, do concelho do Fundão. Após interpretação dos resultados, concluímos que aos professores cabe a tarefa de criar dinâmicas de trabalho que possam ser geradoras de leitores efectivos, que façam da leitura um projecto de vida. Ao validarmos o grau da compreensão leitora dos alunos em estudo, ficámos conscientes de que a promoção da leitura e compreensão desta são de assaz importância neste nível de ensino. O ideal será, pois, que cada professor concilie modelos capazes de formar verdadeiros leitores, autónomos, activos e interventivos.porLiteratura infantilLeituraCompreensão leitora e literatura infantil: práticas no 1º ciclo do ensino básicomaster thesis