Mendes, SérgioTravassos, BrunoOliveira, Ema2020-12-142020-12-142020Mendes, S., Travassos, B.; Oliveira, E. P. (2021). O impacto da formação no desempenho da arbitragem no futebol. Cuadernos de Psicología del Deporte, 21(1), 43-591989-5879http://hdl.handle.net/10400.6/10692Objetivos: i) analisar as perceções de árbitros especialistas sobre a introdução de programas de formação de árbitros de futebol em Portugal; (ii) identificar diferenças nas classificações dos árbitros em função do estágio na Academia de Arbitragem (AA). Metodologia: foram realizados 2 estudos complementares. No primeiro foram entrevistados cinco especialistas da área. No segundo recolheram-se as classificações dos árbitros entre 2009-2019 (N=243) e constituíram-se 3 grupos conforme a sua formação: Grupo 1 (n=81) promovidos após estágio na AA; Grupo 2 (n=85) promovidos diretamente; Grupo 3 (n=76) nunca promovidos. Os resultados revelaram: i) uma mudança na estruturação da formação dos árbitros; ii) a sinalização de lacunas no processo formativo e classificativo; iii) a existência de uma cultura de individualismo e exigência no setor; iv) diferenças significativas no ranking médio entre o G3 e G1. Conclusão: são percecionadas melhorias no processo de formação, embora não se tenham verificado melhorias significativas no desempenho classificativo.Objetivos: i) analizar las percepciones de árbitros expertos sobre la introducción de programas de formación de árbitros de fútbol en Portugal; ii) identificar diferencias en las calificaciones de los árbitros, teniendo en cuenta sus prácticas en la Academia de Arbitraje (AA). Metodología: se realizaron dos estudios alternativos. De primero encuestaron a cinco expertos del área. En un segundo momento reunieron las calificaciones de los árbitros entre 2009-2019 y se formaron tres grupos de acuerdo con su categoría: Grupo 1 (n=81) árbitros ascendidos tras las prácticas en la AA; Grupo 2 ascendidos directamente; Grupo 3 que nunca ascendieron. Los resultados demostraron: - un cambio en la estructura formativa de los árbitros; la existencia de puntos débiles en el proceso formativo y calificativo; - existencia de una cultura de individualismo y exigencia en el sector; - diferencias considerables en el ranking medio entre el G3 y G1. Conclusión: Se comprueban mejores resultados en el proceso formativo, aunque lo mismo no ocurra respecto al desempeño calificativo.Objectives: i) analyze the perceptions of expert referees on the introduction of football referee training programs in Portugal; (ii) identify differences in the referees' ratings due to the internship at the Academia de Arbitragem (AA). Methodology: 2 Several complementary studies were carried out. In the First Study, five experts in the field were interviewed. In the second, the referees' classifications were collected between 2009-2019 (N = 243) and 3 groups were formed according to their formation: Group 1 (n = 81) promoted after an internship in AA; Group 2 (n = 85) promoted directly; Group 3 (n = 76) never promoted. The results revealed: i) a change in the structure of the training of referees; ii) signaling gaps in the formative and classifying process; iii) the existence of an individualistic culture and demand in the sector; iv) significant differences in the average ranking between the G3 and G1. Conclusion: There are improvements perceived in the training process, although there have been no significant improvements in the classification performance.porÁrbitros de futebolCarreiraFormaçãoEducação formalExcelênciaO impacto da formação no desempenho da arbitragem no futebolEl impacto de la capacitación en el desempeño del arbitraje en fútbolThe impact of training on football refereeing performancejournal article