Canavilhas, João2016-08-262016-08-262014Canavilhas, J. (2014). A reportagem paralaxe como marca de diferenciação da Web. Em Paula Requeijo Rey y Carmen Gaona Pisonero, Contenidos innovadores en la Universidad Actual, pp. 119-129. Madrid: McGraw-Hill Education978-84-481-9744-5http://hdl.handle.net/10400.6/4343Em dezembro de 2012, o New York Times (NYT) publicou uma reportagem intitulada "Snow Fall: The Avalanche at Tunnel Creek". Este trabalho recebeu cerca de 2,9 milhões de visitas na primeira semana, com períodos em que 22 mil utilizadores acederam simultaneamente à reportagem. O interesse foi tal que o trabalho se tornou viral, verificando-se que 30% dos leitores nunca antes tinha acedido ao sítio Web do NYT. A tecnologia utilizada nesta reportagem chama-se “parallax” e permite uma integração total de conteúdos multimédia num ambiente de navegação vertical, simples e intuitivo. O sucesso desta reportagem, e de outras semelhantes que se seguiram, conduziu a presente investigação para a identificação dos detalhes mais valorizados pela audiência. Para isso foram analisados os comentários dos leitores, procurando-se verificar quais as características mais valorizadas pela audiência. Foram ainda procuradas outras particularidades (arquitetura e narrativa da notícia) que tenham sido destacadas pelos leitores.porJornalismoReportagemA reportagem paralaxe como marca de diferenciação da Webbook part