Domingues, José António DuarteSantos, Ana Paula Alves Bettencourt dos2013-07-292013-07-292010-06http://hdl.handle.net/10400.6/1286Com o presente relatório de investigação procura-se analisar o tema do ensino da Filosofia através do debate. O debate apresenta-se como um processo didáctico útil para o ensino da filosofia no contexto da aula do ensino secundário. A questão de fundo que percorre a temática enunciada é a seguinte: será o debate um bom treino para fazer afirmações consistentes? Pretendemos saber se o debate é um bom treino para fazer afirmações consistentes, se é uma boa “ferramenta” de ensino na disciplina de Filosofia. No sentido de juntar a componente lectiva ao trabalho de investigação, realizámos uma sessão de debate numa turma de Filosofia de 11.º ano. A orientação da mesma segue a perspectiva didáctica do debate enunciado por Oscar Brenifier.porEnsino de filosofiaEnsino de filosofia - MetodologiaEnsino de filosofia - DebateO ensino da filosofia através do debatemaster thesis