Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaAlmeida, Maria da Conceição de Sousa Teixeira2014-06-062014-06-062010-10http://hdl.handle.net/10400.6/1821O presente estudo enquadra-se na perspectiva da leitura como compreensão e desenvolvimento da escrita, tendo a obra “A Menina que detestava Livros” de Manjusha Pawagi como referência e para desenvolvimento na sala de aula com alunos do primeiro e de quarto anos de escolaridade. Recorrendo à activação do conhecimento dos nossos alunos, leccionámos a obra supracitada recorrendo à Pré-leitura, Leitura e Pós-Leitura, desenvolvendo para o efeito, estratégias conducentes a aprendizagens verdadeiramente significativas de forma a despertar nas crianças o gosto pela leitura de obras completas e pela escrita de várias formas de textos.porLiteratura infantilEnsino básicoConto tradicionalMotivação para a leituraDo conto tradicional às actuais narrativas: uma proposta para o 1º ciclo do ensino básicomaster thesis