Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral SantiagoMonteiro, Carolina Santos2018-07-192018-07-192014-11-112014-10-3http://hdl.handle.net/10400.6/5244Este trabalho tem como objectivo elaborar um projecto para um infantário sustentável para o bairro de Chamanculo C em Moçambique. O principal objectivo deste projecto é o facto de ser um país bastante pobre a nível educacional. A postura da sociedade em conformidade com as mentalidades existentes é claramente uma realidade que afecta todo o país. A falta de infantários e o desgoverno dos “filhos de Moçambique” faz com que apostemos neste tema, num futuro próximo. Ao longo da dissertação, procura-se introduzir elementos que permitam caracterizar factores de edifícios sustentáveis para um país em vias de desenvolvimento. O documento irá percorrer várias abordagens e tópicos sobre o que é uma escola sustentável, descrevendo aspectos que a tornam importantes no âmbito do país e da intervenção no bairro que se pretende aplicar. Aborda temáticas de contexto geral mas acima de tudo, de contexto local, sendo que os materiais que a comunidade utiliza são claramente diferentes. Descreve parâmetros a ter em conta, como a qualidade dos factores funcionais de uma escola, tais como o conforto térmico, acústico, a luminosidade, mas sobretudo, todo o conforto que as crianças não têm, porque não existem espaços escolares adequados. Será elaborado um guia da parte construtiva, organizativa do objecto em estudo.The main point of this Project is to elaborate a sustainable kindergarden for the neighborhood of Chamanculo in Mozambique. The purpose of this project is the fact that we’re considering a very poor country on an educacional basis. The posture of society as well as the existing mentalities are clearly a reality that affects the whole country. The lack of nursery schools and the wrong political choices of the Mozambican generations make it important to work towards a better reality, in the near future. Throughout the dissertation, is seeking to introduce evidence to relate factors of sustainable buildings into a third world country. This paper will pursue several approaches and ideas of a sustainable school, by describing aspects that make it important to the country and mainly to the neighbourhood in question. It addresses themes of global context, but above all, themes of local context, always considering that the materials that the local community has are not clearly the same as the ones existing in other countries. It is described the topics to have in mind, as the quality of the functional features of a school, like the thermal and acoustic comfort, the luminosity, but most importantly, the general well-being that is denied to the children due to the lack of suitable school facilities. It will be elaborated a guide of the constructive and organizational part of the study object.porChamanculoContextoCriançasFuturoInfantárioMoçambiqueArquitectura-Espaços EscolaresInfantário sustentável Bairro de Chamanculo C Moçambiquemaster thesis201643529