Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaPatto, Maria da Assunção Morais e Cunha VazAmaral, Maria Manuela Duarte Afonso2014-11-122014-11-1220132013http://hdl.handle.net/10400.6/2611O contexto de adaptação ao ensino superior tem vindo a ser alvo de várias investigações onde se tem procurado identificar os fatores que contribuem para uma adaptação bem sucedida a esta nova realidade complexa e multidimensional. A par do interesse pelo estudo desta temática, a valorização crescente do envolvimento extra curricular, como complemento da formação académica para desenvolvimento de competências, abriu caminho para outras investigações. Com este estudo pretendemos avaliar o grau de adaptação de um grupo de estudantes finalistas de Medicina ao contexto universitário, procurando também verificar se o envolvimento em atividades extra curriculares influencia o seu rendimento académico. Participaram neste estudo 78 alunos do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da FCS/ UBI. A esta amostra, constituída maioritariamente por elementos do sexo feminino, foi aplicado o Questionário de Vivências Académicas, versão reduzida (QVA-r), tendo sido também inquiridos sobre o seu envolvimento extra curricular e os resultados académicos obtidos até ao momento. Os resultados obtidos não revelaram diferenças ao nível da adaptação ao contexto universitário da população em estudo, no que diz respeito ao género, à frequência de atividades extracurriculares e ao tempo semanal dedicado a essas atividades.porActividades extra curricularesEnsino superiorAs atividades extra curriculares no contexto da formação em medicina: estudo com alunos do 6º ano de Medicinamaster thesis201276950