Nunes, António João SantosCardoso, Natalina Maria Candeias Sousa2015-02-122015-02-1220122012-06http://hdl.handle.net/10400.6/3039No ambiente global cada vez mais competitivo o processo de avaliação de desempenho deve estar sempre presente nas organizações dentro da gestão dos recursos humanos pois é uma ferramenta fundamental para verificar o desempenho individual. O ideal seria a criação de um sistema que tentasse avaliar de uma maneira objetiva o universo dos avaliados. A avaliação de desempenho é susceptivel de criar mais-valias para todos os envolvidos: avaliados, avaliadores e organização. A avaliação de desempenho dos enfermeiros esteve até dezembro de 2011 (ano de transição para um novo modelo), regulamentada através do Despacho nº2/93. O atual regime jurídico da avaliação de desempenho está regulamentado pela Portaria nº242/2011 de 21 de junho e será para aplicar às avaliações a partir de 2012. A nova Portaria de avaliação de desempenho da classe dos enfermeiros é considerada um grande desafio para as instituições devendo ser um processo dinâmico, podendo transformar-se num novo modelo estratégico de gestão assente na definição por objetivos. Os objetivos segundo Cunha et al. (2010), são definidos estrategicamente e na continuação “desdobrados em cascata”, para todos os membros da organização. Durante o desenvolvimento deste projeto de implementação foi solicitado a opinião de nove enfermeiros (um enfermeiro de topo, quatro avaliadores e quatro avaliados) relativamente ao sistema de avaliação de desempenho para identificar a sua perceção acerca do sistema existente. Para a recolha das opiniões utilizou-se uma entrevista semiestruturada a avaliadores e avaliados. Na ótica destes intervenientes, o sistema de avaliação de desempenho não está a ser efetuado de forma correta, pois o acompanhamento formal dos avaliados não é executado de acordo com as etapas regulamentadas. O relatório crítico de atividades é elaborado apenas porque é obrigatório e não com diretrizes emanadas tanto pelos avaliadores como pela organização. O objetivo fundamental deste trabalho será a realização de uma proposta de implementação deste novo processo de avaliação de desempenho, de forma a suscitar o envolvimento e participação de todos os interessados no processo (organização, avaliadores e avaliados). Um dos fatores essenciais identificados durante a elaboração do projeto foi exigência de um processo de comunicação contínua, e permanente, de maneira a poderem modificar comportamentos, desenvolvendo as ações adequadas para que no final da avaliação não se surpreendam, com o resultado final.In the global environment increasingly competitive process f performance appraisal should this ever-present in organizations within the human resources management is therefore an essential tool for evaluating individual performance. The ideal would be to create a system that tried to assess in an objective manner the universe of the sample. The performance evaluation is liable to create added value for everyone involved: evaluated, evaluators and organization. Performance evaluation of the nurses was until December 2011 (year of transition to a new model), regulated by Order nº 2/93. The current legal system of performance evaluation is regulated by Ordinance nº 242/ 2011 of 21 June and will apply to assessments from 2012. The new Ordinance performance evaluation of the class of nurses is considered a major challenge for the institutions should be a dynamic process and may become a new strategic model based on the definition of management by objectives The objectives of the second and Cunha et al (2010) are defined strategically and in continuation “deployed cascade” to all members of the organization. During the development of this implementation project was requested the opinion of nine nurses (one nurse in the top four and four assessors evaluated) for the performance evaluation system to identify their perception about the existing system. For the collection of opinions, we used a semi structured interview assessors and evaluated. In the optics of these actors, the performance appraisal system is not being done correctly, because formal monitoring of the individuals is not performed according to the steps regulated. The critical report of activities is drawn up only because it is mandatory and not with guidelines issued by both the evaluators and the organization. The main objective of this work is the realization of a proposal to implement this new process for evaluating performance in order to raise the involvement and participation of all stakeholders in the process (organization, evaluators and evaluated). One of the key factors identified during the project design was the requirement for a process of continuous communication, and permanent, so that they can change behavior and develop appropriate actions for that at the end of the evaluation was not surprised with the outcome.porEnfermagem - Avaliação de desempenhoCarreira de enfermagem - AvaliaçãoProjeto de implementação do novo sistema de avaliação de desempenho para a carreira de enfermagemmaster thesis