Simões, Maria de Fátima de JesusMartins, Emanuel Fernando Passos2014-11-032014-11-0320092009http://hdl.handle.net/10400.6/2553Os pressupostos teóricos subjacentes a este trabalho tiveram como mote uma reflexão sobre as perspectivas de mudar e melhorar as práticas de avaliação formativa, dado que são complexas as suas relações com os processos de ensino e aprendizagem. A importância da avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem é um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, que pretende conhecer a opinião dos professores dos ensinos básico e secundário sobre o modo como é planeada e realizada a avaliação formativa. A amostra é constituída por 200 professores das diferentes áreas curriculares e exercendo a profissão docente em algumas escolas, geograficamente pertencentes aos Quadros de Zona Pedagógica de Castelo Branco e Guarda. Para a validação do instrumento recorremos a uma escala de tipo Likert, com cinco factores, com um bom grau de fiabilidade: dimensão 1 (alpha = .77); dimensão 2 (alpha = .63) e dimensão 3 (alpha = .74). As análises às três dimensões(Avaliação formativa; Concepção ensino-aprendizagem e Critérios e instrumentos de avaliação) foram efectuadas através da ANOVA e do teste t de Student .Este estudo revela que houve diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis independentes (sexo e idade) e as dependentes (Avaliação formativa; Concepção ensino-aprendizagem e Critérios e instrumentos de avaliação).The theoretical assumptions underlying this work have as main aim a reflection on the prospects for changing and improving the practices on the formative assessment, as it is a complex process when relating teaching and learning. The importance of formative assessment in the process of teaching and learning is a study of qualitative and quantitative nature, to know the opinion of teachers of primary and secondary education and how they plan and carry out the formative assessment. The sample consists on 200 teachers from different curriculum areas, working in different schools, geographically belonging to the Castelo Branco and Guarda (QZP). To validate the instrument it was used a Likert scale, with five factors, with a good degree of reliability: size 1 (alpha = .77), size 2 (alpha = .63) and size 3 (alpha = .74) (1). The analysis to three dimensions (Evaluation formative; design teachinglearning and assessment criteria and instruments) were made using ANOVA and Student t test. This study shows that there were significant differences between the independent variables (gender and age) and the dependents (formative assessment, teaching-learning design and evaluation criteria and instruments).porMétodos de avaliaçãoProcesso educativoA importância da avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagemmaster thesis