Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daSimões, Maria de Fátima de JesusLourenço, Pascoal da Costa2023-10-132023-10-132023-09-11http://hdl.handle.net/10400.6/13436Esta tese aborda a problemática da supervisão pedagógica como meio para desenvolver competências transversais dos Coordenadores de Disciplina das escolas do II Ciclo do Ensino Secundário em Cabinda-Angola. É um estudo sociocrítico que procura repensar o “modus operandi” nas escolas supracitadas, com base num modelo crítico de investigação-ação. Tem como ponto de partida as questões que procuram compreender: - Como diagnosticar competências transversais identificadas pelos coordenadores de disciplina, para a formação de professores? - A formação em supervisão pedagógica para coordenadores de disciplina pode contribuir para o desenvolvimento de competências transversais dos professores do II ciclo do ensino secundário de Cabinda-Angola? Para responder a estas questões, traçamos como objetivo geral: Conceber, implementar e analisar um plano de formação em supervisão para coordenadores, potenciador do desenvolvimento de competências transversais, com impacto na melhoria do trabalho dos coordenadores de disciplina. O levantamento inicial de dados, foi realizado através de um inquérito por questionário aos coordenadores de disciplina e permitiu identificar competências transversais por si valorizadas, tais como: competências tecnológicas, domínio de línguas estrangeiras, colaboração, abertura para aprender, visão sistémica, gestão do tempo, resolução de problemas, planificação/organização, gestão das emoções, criatividade, comprometimento, resiliência, reflexão crítica, comunicação, autodeterminação, assiduidade/pontualidade, relacionamento interpessoal, entre outras. Com base nessa visão desenvolvemos seis (6) sessões de formação contínua, com quatro (4) horas semanais, enquadradas no âmbito do programa nacional de capacitação pedagógica para professores, que ocorre no início de cada ano letivo em Angola, por forma a capacitar os coordenadores no seu trabalho com o grupo de professores sob sua coordenação. A pretensão foi fazer com que o trabalho colaborativo nas coordenações fosse um espaço de desenvolvimento profissional, onde a reflexão e a ação fossem privilegiadas e tivemos em conta o desenvolvimento das referidas competências transversais através da supervisão pedagógica aliada a investigação-ação. Os resultados do questionário por opinião, distribuído após a intervenção, revelou que programas desta natureza são relevantes no melhoramento da atuação profissional dos coordenadores e promovem o trabalho colaborativo, ao mesmo tempo que serve como espaço privilegiado para o desenvolvimento de competências transversais dos professores, e promove a investigação na ação e sobre a ação.This thesis addresses the problem of pedagogical supervision as a means to develop transversal competencies to the Discipline Coordinators of the schools of the Second Cycle of Secondary Education in Cabinda-Angola. It is a socio-critical study that seeks to rethink the "modus operandi" in the aforementioned schools, based on a critical model of action research. Its starting point is the question it seeks to understand, how to diagnose transversal competences identified by subject coordinators for teacher training? Can the training in pedagogical supervision of subject coordinators contribute to the development of transversal skills of teachers of the second cycle of secondary education in Cabinda-Angola? To answer these questions, we have outlined as a general objective: How to design, implement and analyzed a training plan for coordinators in pedagogical supervision, which enhances the development of transversal skills whit an impact on improving their work as a subject coordinator ; The initial data survey was carried out through a questionnaire survey of the discipline coordinators and allowed the identification of transversal competencies valued by them, such as: technological skills, mastery of foreign languages, collaboration, openness to learn, systemic vision, time management, problem solving, planning/organization, emotion management, creativity, commitment, resilience, critical reflection, communication, self-determination, attendance/punctuality, interpersonal relationship, among others. Based on this vision, we developed six (6) continuous training sessions, with four (4) hours per week, framed under the national pedagogical training program for teachers, which takes place at the beginning of each school year in Angola, in order to train the coordinators in their work with the group of teachers under their coordination. The intention was to make collaborative work in coordination a space for professional development, where reflection and action were privileged and we took into account the development of said transversal competencies, through pedagogical supervision combined with action research. The results of the questionnaire by opinion, distributed after the intervention revealed that programs of this nature are relevant in improving the professional performance of coordinators and promotes collaborative work, at the same time it serves as a privileged space for the development of transversal competencies, and promotes research in action and on action.porSupervisão pedagógicaCompetênciasCompetências transversaisInvestigação-açãoFormação contínua de professoresSupervisão pedagógica para o desenvolvimento de competências transversais dos coordenadores de disciplina das escolas do II ciclo do ensino secundário em Cabinda-Angoladoctoral thesis101563400