Vicente, António Manuel NevesJorge, Tiago Lamas2025-10-212025-10-212024-11-112024-10-08http://hdl.handle.net/10400.6/19000O presente relatório de estágio, aborda a minha experiência enquanto professor estagiário ao longo do ano letivo 2023/2024, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã. O primeiro capítulo apresenta a intervenção pedagógica, ou seja, tudo o que foi feito ao longo do ano letivo enquanto professor estagiário, relatando todas atividades elaboradas, aulas, experiências, desporto escolar, acompanhamento de turma e respetivas dificuldades e soluções. Apresento e caracterizo também as escolas onde estive inserido, turmas e meio envolvente. No segundo capítulo abordo todo o trabalho desenvolvido no projeto de investigação que teve como objetivo conhecer a perceção dos estudantes sobre as aulas de Educação Física no seu bemestar mental. Participaram no estudo 24 alunos do 10º ano, com idades entre 14 e 16 anos, sendo 54,2% do sexo feminino. Foi desenvolvido um questionário, aplicado antes e após as aulas ao longo de um mês, incidindo em variáveis como stress, autoestima, motivação, ansiedade, autoconfiança e felicidade. Os resultados sugerem que a prática de Educação Física é percecionada pelos alunos, de uma forma geral, como contribuindo positivamente para o seu bem-estar mental, reduzindo os níveis de stress e ansiedade e aumentando a autoestima e confiança. O trabalho reforça a importância da Educação Física no desenvolvimento emocional dos jovens, salientando-se a perceção sua relevância em contexto escolar pelos alunos para a promoção da sua saúde mental, sugerindo-se assim a prática de atividades físicas regulares visando a melhoria do bem-estar de crianças e jovens.This internship report covers my experience as a trainee teacher during the 2023/2024 school year at Quinta das Palmeiras Secondary School and the Pêro da Covilhã School Group. The first chapter presents the pedagogical intervention, i.e. everything that was done throughout the school year as a trainee teacher, reporting on all the activities carried out, lessons, experiences, school sports, class monitoring and the respective difficulties and solutions. I also present and characterize the schools where I worked, the classes and the environment. The second chapter covers all the work carried out in the research project, the aim of which was to find out students' perceptions of physical education classes in terms of their mental well-being. The study involved 24 10th grade students aged between 14 and 16, 54.2% of whom were female. A questionnaire was developed and administered before and after classes over the course of a month, focusing on variables such as stress, self-esteem, motivation, anxiety, self-confidence and happiness. The results suggest that the practice of Physical Education is generally perceived by the students as contributing positively to their mental well-being, reducing levels of stress and anxiety and increasing self-esteem and self-confidence. The work reinforces the importance of Physical Education in the emotional development of young people, highlighting the perception of its relevance in the school context by students for the promotion of their mental health, thus suggesting the practice of regular physical activities aimed at improving the well-being of children and young people.porEducação FísicaEnsino-AprendizagemEstágio PedagógicoSaúde MentalA Perceção dos Estudantes sobre a influência da Educação Física na sua Saúde MentalRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Quinta das Palmeirasmaster thesis203846508