Guimarães, Sandra Carina MachadoSambo, José Lemos2020-03-112020-03-112018-07-112018-06-20http://hdl.handle.net/10400.6/9976É notório os esforços que têm sido desenvolvidos pelo estado angolano no setor educacional, mas, ainda assim, há necessidade de redobrar os esforços e investimentos com vista a garantir maior oferta e qualidade na educação em particular na formação de professores por ser o ponto de partida no exercício da prática docente. As realidades das instituições de formação de professores em Angola têm sofrido profundas mudanças de acordo com as reformas educativas do presente contexto educacional, havendo ainda um longo percurso a desenvolver na construção da identidade profissional dos professores. Importa, por isso, compreender as perceções daqueles que diretamente mais contribuem para a formação dos futuros professores, como os responsáveis pelas práticas pedagógicas, sobre a sua ação educativa e como desenvolver as competências e a eficácia de futuros profissionais da educação. Com esta investigação pretende-se compreender quais são os métodos, estratégias e recursos utilizados pelos professores do Instituo Superior de Ciências da Educação da Universidade 11 de Novembro no processo das práticas pedagógicas, as necessidades de mudanças e conhecer mais da relação que é construída entre o supervisor, o professor cooperante e o estudante aspirante a professor. Para materializar estes desígnios, de acordo com o suporte teórico de vários autores sobre a problemática das práticas pedagógicas e com fundamentos em pesquisa de abordagem qualitativa, recolheu-se dados através de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas a catorze (14) professores com idades entre os 35 e os 64 anos de idade e com média de experiência profissional como professor universitário de 20 anos. Concluiu-se nas entrevistas que existem diferenças entre os professores mais novos e mais velhos, no modo como compreendem a importância das práticas pedagógicas na formação inicial, revelando, os menos experientes, opiniões menos negativas às mudanças nas condições de exercício da profissão em comparação com os professores mais velhos que embora mais reflexivos, apresentam um discurso mais resistente às mudanças privilegiando o modelo tradicionalista. Esta investigação alerta-nos para a necessidade de promover o desenvolvimento de competências e a consolidação de conhecimentos nas disciplinas de práticas pedagógicas traçando-nos o perfil do professor responsável, um profissional com agregação pedagógica e idoneidade comprovada em termos de práticas.Notable is the efforts that have been made by the Angolan state in the education sector, but there is still a need to redouble efforts and investments in this sector, with a view to guaranteeing a greater supply and quality of education for citizens with a greater emphasis on basic education for being the starting point in the integral formation of the human person. The realities of teacher training institutions in Angola have undergone profound reflections in view of educational reforms in the present educational context. This ideas lead teachers to recognize their true role. How the teachers of 11 November University (UON's Higher Institute of Educational Sciences understand the importance of pedagogical practices in the process of teacher training, taking into account the heterogeneity of the training profile of its teaching staff, is the main objective of this study. This research aimed to assess the methods, strategies and resources used by teachers in the process of pedagogical practices, the needs for change and to know more about the relationship that is built between the supervisor, the cooperating teacher and the aspiring student teacher. In order to materialize these designs, according to the theoretical support of several authors on the problematic of pedagogical practices, and based on qualitative research, data were collected through semi-structured interviews. Fourteen (14) teachers were interviewed between the ages of 35 and 64 with average professional experience as a 20-year university teacher. It was concluded in the interviews that there are differences between younger and older teachers in the way they understand the importance of pedagogical practices in initial training, revealing, the less experienced, less negative opinions to changes in the conditions of practice of the profession compared to older teachers, more reflective, but more resistant to change by leaning towards the traditionalist model. This research alerts us to the need to promove the development of competences and the consolidation of knowledge in the disciplines of pedagogical practices, drawing us the profile of its responsible teacher, a professional with pedagogical aggregation and proven suitability in terms of practices.porFormação InicialPráticas PedagógicasUniversidade 11 de NovembroAs perceções de professores do Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade 11 de Novembro sobre as práticas pedagógicas na formação inicialmaster thesis202357910