Pudo, Diego Cavalcante2013-07-242013-07-242010-10http://hdl.handle.net/10400.6/1266A pesquisa investiga as transformações do novo discurso político nas atuais campanhas e atuações políticas em virtude do advento da internet, em especial das mídias sociais, uma nova oportunidade de quebra de barreira entre o poder público e a população. É analisado como agem tais pessoas, partidos ou entidades ligadas à política inseridos nestes novos e crescentes canais de comunicação, livres de filtros e descentralizados. O objeto de pesquisa é o relacionamento entre o político (seja monitorado por assessores e afins, ou não) e o cidadão eleitor por meios das redes sociais. A metodologia consiste em entrevistas com especialistas na área, como assessores de imprensa, relações públicas, jornalistas e marqueteiros políticos, além de pesquisa / inquérito online com políticos brasileiros e eleitores de mesma nacionalidade. O trabalho, por tratar de um tema extremamente recente e em constante transformação carece, em alguns momentos, de informação contida em obras literárias. Gera-se também algumas reflexões acerca do fênomeno Barack Obama, presidente dos Estados Unidos da América, um dos pioneiros na utilização de tais ferramentas para a política, e que, possivelmente tenha despertado o interesse de semelhantes em todo o mundo.porRedes sociaisInternet - DemocraciaInternet - Poder políticoRedes sociais - Política brasileiraMarketing político - Eleições - BrasilAproximação do poder público à população por meio de novas tecnologias de comunicaçãomaster thesis