Santiago, Miguel João Mendes do AmaralLoureiro, Manuel Joaquim da SilvaSilva, Adriana Paulos2014-09-082014-09-0820112011http://hdl.handle.net/10400.6/2221Perante a diversidade cultural que carateriza atualmente a sociedade, talvez a única forma que se tenha para comunicar verdadeiramente com o utilizador da arquitetura, seja dirigir-se precisamente àquilo que é comum à esmagadora maioria das pessoas: aos sentidos. Pretende-se reunir informação relativa aos estímulos sensoriais e chegar a uma conclusão acerca dos que participam na vivência da arquitetura, quais as funções que estes desempenham e como se pode materializar princípios de composição através do uso destes estímulos. Um espaço público, neste caso o mercado, construído a pensar nas pessoas que o vivenciam, faz com que este seja um espaço aberto à sociedade. A partir de uma base teórica, fundamentada com uma experiência direta no estudo de casos, idealiza-se um espaço onde o utilizador poderá conviver e despertar os sentidos, fomentando a sensibilidade através da sua experiência com o edifício. Ambiciona-se desta forma reconhecer e assumir a importância dos „outros‟ sentidos enquanto valor essencial a ter em conta no pensamento e na prática da arquitetura.Facing the cultural diversity wich currently characterizes the society, maybe the only way we have to truly communicate with the user of architecture is going precisely to what is comman to the overwhelming majority of people: sens. We want to gather information concerned to the senses stimuli and to achieve a conclusion, about those who participate in the life of architecture, wich role they play and how we can materialise principles of composition through the use of those stimuli. A public space, in this case the market, built thinking about the people who live it, makes it and open space to society. From a theoretical basis, based on a direct experience in the study of cases, we can idealize a space where the user can socialize, arouse senses, promote the sensitivity through his/her experience with the building. This way, we wish to recognize and assume the importance of the “other” senses while an essential value to be considered in the thought and in the architecture practice.porArquitectura e sentidosFenomenologia dos sentidosProjecto arquitectónicoMercado públicoOs sentidos humanos e a construção do lugar: projeto de um mercadomaster thesis