Maia, Luís Alberto Coelho RebeloFortuna, Adriana Patrícia de Jesus Madeira2014-11-062014-11-0620102010http://hdl.handle.net/10400.6/2580O objectivo do estudo foi investigar a relação entre as dimensões da personalidade e o bem-estar subjectivo dos estudantes universitários do curso de Psicologia da Universidade da Beira Interior. Assim como averiguar as relações entre as variáveis sociodemográficas em relação ao bem-estar subjectivo. Por último, analisaram-se as relações entre a inteligência emocional em relação ao bem-estar subjectivo dos estudantes. Os participantes que constituíram a amostra eram 89 estudantes do sexo feminino, de idades compreendidas entre os 17 e 28 anos de idade (M = 20,28; DP= 1,95). As dimensões de personalidade foram avaliadas com o Inventário de Personalidade NEO-Revisto (NEO-PI-R; Lima & Simões, 2003). O bem-estar subjectivo foi avaliado com os seguintes instrumentos: SWLS (Satisfaction With Life Scale) PANAS (Positive and Negative Affect Schedule) Simões (1993). E a inteligência emocional foi avaliada com o Questionário de Competência Emocional (Lima Santos & Faria, 2005). Os resultados demonstraram diferenças estatisticamente nas dimensões da personalidade neuroticismo e conscienciosidade relativamente ao bem-estar subjectivo dos indivíduos. Ao nível da inteligência emocional verificaram-se relações estatisticamente significativas entre a dimensão capacidade de lidar e o BES. Por último, as variáveis sociodemográficas, idade e o nível socioeconómico, não revelaram valores estatisticamente significativos em relação ao bem-estar subjectivo dos estudantes.porEnsino superiorBem-estar subjectivoEstudantesVariáveis sociodemográficasPersonalidade e bem-estar subjectivo: o papel da inteligência emocionalmaster thesis