Neiva, Henrique PereiraEsteves, Nuno Daniel Soares2024-10-302024-10-302024-01-242023-11-20http://hdl.handle.net/10400.6/14543O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas na Escola Básica 2,3 de Aradas, pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, na cidade de Aveiro, procurando cumprir os requisitos para a obtenção da habilitação profissional para a docência da disciplina de Educação Física (grupos de recrutamento 260 e 620). Atualmente, vários são os estudos que identificam um nível cada vez maior de sedentarismo e de inatividade física nas nossas crianças e jovens. Esses comportamentos, aliados a um período pandémico prolongado, levaram a um aumento da obesidade e níveis de predisposição motora mais baixos. Nesse sentido, os papéis do professor da disciplina de Educação Física e do exercício físico realizado em contexto escolar, tornam-se fundamentais para a alteração e adoção de comportamentos saudáveis e para o bem-estar pessoal. O estudo apresentado tem como objetivo verificar a evolução dos níveis de aptidão física de crianças e jovens de uma turma, ao longo de cinco anos letivos (do 5º ao 9º ano), da EB 2,3 de Aradas, estabelecendo uma análise comparativa desse período cronológico. A amostra foi constituída por 20 alunos de ambos os sexos, com idades iniciais compreendidas entre os 9 e os 11 anos (5º ano) e idades finais compreendidas entre os 13 e os 15 anos (9º ano). Para a realização do estudo foi aplicada a bateria de testes do FitEscola®, de modo a avaliar as diferentes variáveis da aptidão física, nomeadamente a massa corporal, a altura, o índice de massa corporal, a aptidão cardiorrespiratória, a velocidade, a agilidade, a força e a flexibilidade. Comparando o primeiro momento de avaliação (M1) com o último (M6), verificamos que todas as variáveis demonstraram melhorias, com exceção das flexões de braços. As variáveis que apresentaram maior alteração (efeito muito grande) foram a altura, a massa corporal e a velocidade. Magnitudes de efeito grandes foram verificadas no teste de vaivém, na agilidade, nos abdominais e na impulsão horizontal, tendo a flexibilidade dos membros superiores e o índice de massa corporal registado alterações de pequena magnitude. Os resultados obtidos sugerem que existe uma melhoria significativa e evolutiva das capacidades motoras em todos os testes de aptidão física, à exceção da força dos membros superiores, sendo os resultados expectáveis devido à prática de atividade física, por si só, durante as aulas de Educação Física.This report describes the activities carried out at Basic School 2,3 of Aradas, belonging to the Dr. Mário Sacramento Group of Schools, in the city of Aveiro, seeking to fulfill the requirements for obtaining professional qualifications for teaching the subject of Physical Education (recruitment groups 260 and 620). Currently, several studies identify an increasing level of sedentary lifestyle and physical inactivity in our children and young people. These behaviors, combined with a prolonged pandemic period, led to an increase in obesity and lower levels of motor predisposition. In this sense, the roles of the Physical Education teacher and physical exercise carried out in a school context become fundamental for the change and adoption of healthy behaviors and personal well-being. The study presented aims to verify the evolution of the physical fitness levels of children and young people in a class, over five academic years (from the 5th to the 9th year), of EB 2,3 of Aradas, establishing a comparative analysis of this chronological period. The sample consisted of 20 students of both sexes, with initial ages between 9 and 11 years old (5th grade) and final ages between 13 and 15 years old (9th grade). To carry out the study, the FitEscola® test battery was applied to evaluate the different variables of physical fitness, namely body mass, height, body mass index, cardiorespiratory fitness, speed, agility, strength, and flexibility. Comparing the first assessment moment (M1) with the last (M6), we found that all variables demonstrated improvements, except for arm push-ups. The variables that showed the greatest change (very large effect) were height, body mass and speed. Large magnitudes of effect were observed in the shuttle, agility, abdominal and horizontal push tests, with the flexibility of the upper limbs and the body mass index registering small changes. The results suggest that there is a significant and evolutionary improvement in motor skills in all physical fitness tests, except for upper limb strength, which is expected due to the practice of physical activity, in itself, during Physical Education classes.porAptidão FísicaAtividade FísicaEducação FísicaA variação da aptidão física durante o percurso escolar do 5º ao 9º ano de escolaridade em contexto de pandemia Covid-19Relatório de Estágio Pedagógico Escola EB 2/3 de Aradasmaster thesis203686209