Alves, Maria Teresa G.Ferrão, Maria Eugénia2020-02-062020-02-062019http://hdl.handle.net/10400.6/9073O artigo analisa os dados originados pela aplicação da Prova Brasil, a fim de responder duas perguntas: no período de dez anos, houve avanços na qualidade da educação em termos de aprendizado e aprovação no ensino fundamental 1 e 2? Quem são os alunos que melhoraram (ou não), segundo recortes territoriais e características sociais? São apresentadas estatísticas descritivas dos níveis de proficiência e da autodeclaração sobre a reprovação dos alunos do 5º e 9º anos de 2007 a 2017. Os resultados mostram uma melhora contínua dos dois indicadores de qualidade em todas as regiões e grupos sociais. Porém, pelos critérios adotados, as diferenças entre os grupos sociais e regiões do país são importantes para entender os entraves no avanço global do aprendizado e na redução da reprovação.porQualidade da EducaçãoProva BrasilAprendizagemRendimento do AlunoUma década da Prova Brasil: evolução do desempenho e da aprovaçãojournal articlehttp://dx.doi.org/10.18222/eae.v0ix.6298