Silva, Jorge Miguel dos ReisRosa, Tiago Miguel Raposo2019-12-172019-12-172017-6-82017-4-21http://hdl.handle.net/10400.6/7928In the last decade, LCCs (Low-cost Carriers) growth has created a more complex airline–airport– passenger relationship. Airports depend on airlines decision to operate in their infrastructures. However, LCCs have different service demands than legacy carriers. The study of LCCs’ growth enables airport’s decision makers to identify their positive and negative impacts on KPAs and on KPIs and therefore the impacts on airport’s global performance and efficiency. With this information, airports’ decision makers can structure their short and long-term actions plans and initiatives considering LCCs’ operation impacts. This research focuses on assessing airport’s performance and efficiency due to LCCs’ operations through an internal benchmarking. For this purpose, MACBETH (Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique) was the Multi-Criteria Decision Analyses (MCDA) methodology chosen using the PESA–AGB (Performance Efficiency Support Analysis – Airport Global Benchmarking) model. Moreover, a statistical analysis is carried out, using LCCs’ traffic and PESA–AGB model outputs, to identify and quantify the airports’ KPAs (key performance areas) and airports’ overall scores that have a greater correlation with LCCs’ operations evolution, during an eleven years’ period (2003-2013), using Microsoft Excel and SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). The final results depict a set of KPAs with a high level of correlation with the number of LCCs’ passengers and movements. Moreover, high Pearson correlation coefficients were determined when the correlation between the three airports’ overall performance and efficiency scores and LCCs’ traffic was studied.Na última década, o crescimento das companhias aéreas de baixo custo criou uma nova relação mais complexa entre a companhia aérea, o aeroporto e o passageiro. Os aeroportos dependem da decisão das companhias aéreas de operar nas suas infraestruturas. No entanto, as companhias aéreas de baixo custo têm exigências operacionais diferentes das companhias de aéreas de bandeira/tradicionais. O estudo do crescimento das companhias aéreas de baixo custo permite que aos gestores dos aeroportos identificar os seus impactos positivos e negativos nas áreas e indicadores de desempenho e consequentemente os impactos no desempenho e eficiência globais do aeroporto. Com essa informação, os gestores aeroportuários podem estruturar seus planos de ações de curto e longo prazo e iniciativas considerando os impactos da operação de companhias de aéreos de baixo custo. Esta pesquisa concentra-se na avaliação do desempenho e eficiência do aeroporto devido à operação de companhias aéreas de baixo custo através de um “benchmarking1” interno. Para isso, a metodologia de análise multicritério de apoio à decisão (MCDA) escolhida foi MACBETH (Measuring Attractiveness by a Categalized Based Evaluation Technique) usando o modelo PESA-AGB (Performance Efficiency Support Analysis – Airport Global Benchmarking). É ainda, realizada uma análise estatística, utilizando o tráfego das companhias aéreas de baixo-custo e os resultados do modelo PESA-AGB para identificar e quantificar as áreas de desempenho dos aeroportos e as pontuações globais dos aeroportos que têm maior correlação com a evolução da operação das companhias aéreas de baixo custo, por um período de onze anos (2003-2013), usando Microsoft Excel e SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados obtidos permitem identificar um conjunto de áreas de desempenho que apresentam níveis significativos de correlação com o número de passageiros e movimentos das companhias aéreas de baixo custo. Foram determinados elevados coeficientes de correlação de Pearson quando estudadas as correlações entre a pontuação global de desempenho e eficiência dos aeroportos com o trafego das companhias aéreas de baixo custo.engCompanhias de BaixoDesempenho AeroportuárioEficiência AeroportuáriaMacbethMcdaSpssAirports’ Performance and Efficiency Concerning Low-Cost Carriers OperationAn MCDA and SPSS analysismaster thesis202340325