Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesCoimbra, Ana Carolina Gomes2021-03-312021-03-312020-09-14http://hdl.handle.net/10400.6/11143A partir da Constituição Federal Brasileira de 1988, foram promulgadas leis que possibilitam e garantem os direitos aos povos indígenas brasileiros, incluindo o direito à educação escolar indígena, mediante políticas específicas para uma educação própria, diferenciada, bilingue e intercultural. Após muitos anos de lutas, mortes e exclusões, desde o período colonizatório até aos atuais, foi conquistada a liberdade e o direito à democracia – equidade social, cultural e econômica - graças ao protagonismo do Movimento Indígena, dos órgãos indigenistas e da sociedade envolvente. O Censo de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou 817.963 mil indígenas, 305 etnias e 274 línguas nativas do Brasil. Ou seja, são muitas etnias e, por isso, são diversos os seus conhecimentos tradicionais. Estes são transmitidos através da tradição oral e das memórias das suas histórias de vida e do seu povo e também nas escolas. Neste contexto, o objeto de pesquisa desta Tese de Doutoramento consiste em explanar como os saberes tradicionais dos Pipipã de Kambixuru, a medicina tradicional, o Toré e a Jurema Sagrada são incluídos no currículo específico da Escola Estadual Indígena Joaquim Roseno, a partir das percepções dos professores e das lideranças indígenas e suas histórias de vida, levando em consideração o processo legislativo e cultural que permeia a Educação Escolar Indígena, e o contexto pertinente às temáticas da identidade e da interculturalidade. É também focando-nos neste espaço, que iremos compreender como estes saberes são repassados à comunidade mantendo, assim, as suas identidades, fortalecendo as etnias e conscientizando-as da necessidade da preservação de suas culturas e dos seus legados históricos. Com este objetivo, foi utilizada a Etnografia, por meio de entrevistas filmadas, como metodologia para poder perceber a comunidade Indígena Pipipã de Kambixuru, localizada no município de Floresta, Sertão de Pernambuco, Brasil. Com esta investigação concluímos a importância, para a afirmação da alteridade e autonomia dos Pipipã, da adoção de uma educação escolar diferenciada, com metodologias e um currículo escolar próprios, que inclua na sua construção os saberes tradicionais, assim como a relevância de uma formação específica do professor indígena. Valorizar e preservar, através dos processos educativos, familiar, comunitário e escolar, a identidade étnica dos Pipipã é uma forma de reconhecer o processo de etnogênese deste povo.From the Brazilian Federal Constitution of 1988, laws were enacted that enable and guarantee the rights to Brazilian indigenous people, including the right to indigenous school education, through specific policies for their own differentiated, bilingual and intercultural education. After many years of struggles, deaths and exclusions, throughout the colonizing period to the present, freedom and the right to democracy - social, cultural and economic equity - were conquered - thanks to the role of the Indigenous Movement, the indigenist organs and the society. The 2010 Census, released by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), identified 817,963,000 indigenous people, 305 ethnic groups and 274 native languages of Brazil. There are many ethnicities and, therefore, their traditional knowledge is diverse. These are transmitted through oral tradition and memories of their life stories, their people and in schools. In this context, the research object of this Doctoral Thesis consists of explaining how the traditional knowledge of the Pipipã of Kambixuru, traditional medicine, Toré and the Jurema Sagrada are included in the specific curriculum of the Joaquim Roseno Indigenous State School, based on the perceptions of indigenous teachers and leaders and their life stories. In this context, the legislative and cultural process that permeates Indigenous School Education, and the potentialities to the themes of identity and Interculturality are also explored. Focusing on this space, we will be able to understand how the knowledge is passed on to the community thus maintaining their identities, strengthening ethnicities and raising awareness of the need to preserve their cultures and their historical legacies. For this purpose, Ethnography was used, through filmed interviews, as a methodology to be able to perceive the Indigenous community Pipipã of Kambixuru, located in the municipality of Floresta, Sertão de Pernambuco, Brazil. With this research we conclude the importance, for the affirmation of the otherness and autonomy of Pipipã, the adoption of a differentiated school education, with methodologies and a school curriculum of its own, that includes in its construction the traditional knowledge, thus relevance of a specific training of the indigenous teacher. Valuing and preserving, through the educational, family, community and school processes, the ethnic identity of the Pipipã is a way of recognizing the ethnogenesis process of this people.porEducaçãoIdentidadeInterculturalidadePipipã de KambixuruSaberes TradicionaisEducação Escolar Indígena e Saberes TradicionaisIdentidade e Reconhecimento Étnico nas Histórias de Vida da Comunidade Pipipã de Kambixuru, Floresta, Pernambucodoctoral thesis101563337