Silva, Jorge Miguel dos ReisCavaleiro, Carlos Augusto Pereira Pissarra2019-12-202019-12-202017-11-82017-10-2http://hdl.handle.net/10400.6/8017O trabalho realizado visa contribuir para a redução do risco associado a helicópteros em operações de com bate a incêndio a baixa altitude, particularmente durante a recolha de água e, simultaneamente, para melhora r a eficiência da operação no ataque inicial contra incêndios florestais. Em bora a segurança operacional do helicóptero tenha vindo a aumentar, principal mente devido a avanços tecnológicos e novas práticas de manutenção, ainda ocorrem incidentes e acidentes todos os anos durante a época de combate a incêndios. A causa das ocorrências pode ser relacionada principalmente com impactos contra cabos ou terreno durante operações a baixa altitude, tanto durante as fases de aproximação como de descolagem dos pontos de recolha de água. Na maioria desses casos, os riscos são invisíveis para o piloto, sem que este tenha a consciência da localização ou presença de perigo. Não só esses problemas estão presentes, como os pilotos também enfrentam uma falta de conhecimento sobre a localização de pontos de recolha de água seguros e acessíveis, tornando a operação menos eficiente durante o ataque inicial, que é uma etapa fundamental para evitar o desenvolvimento e a progressão do incêndio. O trabalho começa com uma etapa de recolha de dados. Nesta fase, são recolhidas informações relativas às características do terreno, os locais de obstáculos/ recursos, o desempenho da aeronave, os procedimentos e os pontos/áreas de maior interesse. Uma vez recolhidos, é criado um conjunto de condições com os dados adquiridos e implementadas num sistema de informação geográfica, permitindo que o software analise e encontre os pontos de recolha de água mais seguros e acessíveis em cada território sob proteção. Esta análise permite avaliar o risco, desenvolvendo-se um mapa de risco no qual todos os fatores relevantes para a operação do helicóptero são expostos. Também é possível identificar os pontos de recolha de água acessíveis, bem como a localização dos perigos, informação que pode então ser usada para assim avaliar e gerir o risco. Também será possível exportar os dados no formato GPS para que todos os pontos de recolha de água possam ser evidenciados ou selecionados pelo piloto durante as operações, diminuindo a carga de trabalho e aumentando a noção tática do piloto. Com esta metodologia, é esperado que se reduza o risco da operação de combate a incêndios e simultaneamente se aumente a eficiência no ataque inicial.porCombate A IncêndioGestãoHelicópterosOperaçõesRisco.Análise e Mitigação do Risco em Operações AéreasOperação de Helicópteros no Combate a Incêndios Florestais no Concelho do Fundãomaster thesis202339971