Nunes, Maria João CoitoPacheco, Maria José AlvelosGil, Maria Júlia Guedes Nunes2015-11-242015-11-242010http://hdl.handle.net/10400.6/3925O grande objectivo deste trabalho foi tornar a Química uma ciência apetitosa! Numa aula do ensino básico ou secundário, num clube ou feira de ciência, técnicas como a esferificação, a gelificação, a obtenção de espumas ou a preparação de cocktails, jogando com as densidades, conduzem a experiências inovadoras, fáceis de executar por alunos destes graus de ensino, e ajudam a motivar e a entusiasmar os alunos para o estudo das ciências! As técnicas para a construção de “esculturas” de açúcar, utilizando o isomalte, e a texturização do azeite, para obter azeite sólido, embora não sejam aconselháveis para executar com alunos deste grau de ensino poderão ser técnicas demonstrativas e cujos resultados podem ainda estimular os mais novos a tornarem-se consumidores mais saudáveis. A nível experimental, o objectivo deste trabalho foi a optimização destas técnicas, permitindo a sua aplicação posterior com os alunos que, além de permitir criar pratos saudáveis e atractivos, ajuda na compreensão dos fenómenos que ocorrem na sua preparação, o que poderá potenciar o interesse por estas matérias.porGastronomia molecularEnsino da química - Ensino básico - Gastronomia molecularEnsino da química - Ensino secundário - Gastronomia molecularGastronomia molecular - EsferificaçãoGastronomia molecular - GelificaçãoGastronomia molecular - IsomalteGastronomia molecular: uma abordagem de investigação para alunos do básico e secundáriomaster thesis