Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaCosta, Marlene Gomes2021-01-222021-01-222020-07-162020-06-29http://hdl.handle.net/10400.6/11059A entrada para a universidade constitui uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de um indivíduo. A universidade é um espaço de aprendizagem, de desenvolvimento de competências e habilidades, mas também é um período caraterizado pela adaptação do indivíduo a uma nova realidade, que é a vida universitária. Isto é, a entrada para a universidade implica muitas mudanças, como por exemplo, estar longe de casa ou fazer novas amizades. Este período por vezes pode ser vivenciado como stressante, levando a que os estudantes possam responder de uma forma menos adequada aos problemas e até com agressividade perante situações inesperadas, o que pode ter impacto no bem-estar dos estudantes. Assim, este estudo propõe avaliar a questão da satisfação com a vida e a agressividade em estudantes do ensino universitário, uma vez que os jovens são o futuro do amanhã, e deste modo, é necessário entender onde se pode contribuir para um melhor desenvolvimento destes. Participantes: Este estudo carateriza-se por ter uma amostra de dois países, Portugal e Espanha, resultando num total de 475 estudantes universitários, dos quais 226 (47.6%) são de nacionalidade portuguesa e 249 (52.4%) são de nacionalidade espanhola. Cerca de 73.5% dos participantes são do sexo feminino e 26.5% do sexo masculino. Os participantes apresentam idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos de idade. Instrumentos: Versão Portuguesa do Questionário de Agressão de Buss e Perry e a versão portuguesa da Escala de Satisfação com a Vida de Diener e colaboradores. Resultados: maiores níveis de perceção de satisfação com a vida estão associados com menores níveis de agressão; estudantes espanhóis apresentam níveis mais elevados de satisfação com a vida e de agressão em comparação com os estudantes portugueses e o sexo masculino apresenta valores mais elevados de satisfação com a vida e de agressão.Entrance to the university is one of the most important stages in an individual's development. The university is a space for learning, for developing skills and abilities, but it is also a period characterized by the adaptation of the individual to a new reality, which is university life. That is, entry to the university implies many changes, such as being away from home or making new friends. This period can sometimes be experienced as stressful, leading students to respond less adequately to problems and even aggressively in the face of unexpected situations, which can have an impact on students' well-being. Thus, this study proposes to evaluate the question of satisfaction with life and aggression in university students, since young people are the future of tomorrow, and therefore, it is necessary to understand where one can contribute to their better development. Participants: This study is characterized by having a sample of two countries, Portugal and Spain, resulting in a total of 475 university students, of which 226 (47.6%) are Portuguese and 249 (52.4%) are Spanish. About 73.5% of the participants are female and 26.5% male. Participants are aged between 17 and 24 years old. Instruments: Buss and Perry's Aggression Questionnaire portuuese version and Diener and collaborators' Life Satisfaction Scale portuguese version. Results: higher levels of perception of satisfaction with life are associated with lower levels of aggression; Spanish students have higher levels of satisfaction with life and aggression in comparation with Portuguese students and the male gender has higher values of satisfaction with life and aggression.porAgressãoEspanhaEstudantes UniversitáriosPortugalSatisfação Com A VidaSatisfação com a vida e AgressãoEstudo comparativo com estudantes universitários Portugueses e Espanhóismaster thesis202578089