Cantú, WilliamCosta, Anna Clara de Brito Gil2025-11-132025-11-132025-05-20http://hdl.handle.net/10400.6/19219A dissertação visou realizar um estudo sobre como a moda pode ser compreendida como forma de comunicação não verbal, auxiliando no desenvolvimento das sociedades e na transmissão das mudanças e demandas sociais; principalmente em movimentos femininos. Para tanto, foi realizado um estudo historiográfico na perspectiva da história cultural no campo da história das mulheres articulando com a evolução da moda, no mundo ocidental desde a Revolução Francesa, passando pelo surgimento do movimento feminista dos sécs. XIX ao XXI. Ao longo deste estudo, são destacadas as transformações que ocorreram na moda que passou de um instrumento de controle para uma poderosa forma de manifestação e afirmação feminina. Por meio da análise de eventos mundiais, nota-se o surgimento de pequenos avanços que auxiliam na conquista de direitos, também são analisados o relacionamento entre as interpretações da simbologia na moda, o uso de cores e outros símbolos, e como estes auxiliam grupos sociais a transmitir suas ideias. O trabalho apresenta como questão principal como a moda no século XXI transcendeu seu papel de vestimenta em manifestações individuais. A delimitação temporal é centrada de 2016 a 2024 e tem como ponto central o movimento do Me Too. Foram utilizados os autores Laver e Silvano para fundamentação teórica. O estudo respondeu, de forma positiva, à questão central e apresenta um farto material de análise de manifestações de moda com aderência a diferentes reivindicações sociais. A pesquisa também analisa dois estudos de casos de desfiles no Brasil que foram utilizados como bandeiras.This dissertation aimed to conduct a study on how fashion can be understood as a form of nonverbal communication, aiding in the development of societies and in the transmission of social changes and demands; mainly in women’s movements. To this end, a historiographical study was carried out from the perspective of cultural history in the field of women’s history, articulating with the evolution of fashion in the Western world since the French Revolution, through the emergence of the feminism movement from the 19th to the 21st centuries. Throughout this study, the transformations that occurred in fashion are highlighted, which went from being an instrument of control to a powerful form of female expression and affirmation. Through the analysis of world events, the emergence of small advances that help in the conquest of rights is noted, and it also analyzes the relationship between the interpretations of symbolism in fashion, the use of colors and other symbols, and how these help social groups to transmit their ideas. The work presents as a main question how fashion in the 21st century transcended its role as clothing in individual manifestations. The time frame is centered from 20216 to 2024 and has the Me Too movement as its central point the authors Laver and Silvano were used as the theoretical basis. The study answered the central question positively and presents a wealth of material for analyzing fashion demonstrations that adhere to different social demands. The research also analyzes two case studies of fashion shows in Brazil that were used as banners.porModaModa e HistóriaIdentidadeFeminismoFashionFashion and HistoryIdentityFeminismA moda enquanto veículo de intervenção cultural: Análise histórica de mensagens e significados feministasmaster thesis204038197