Nunes, Mafalda Maria Martins de Sousa2014-07-012014-07-012010-06http://hdl.handle.net/10400.6/1964A deficiência na compreensão da leitura tem sido apontada como um dos principais obstáculos para a eficácia do processo de ensino/aprendizagem. Considerando a importância da compreensão leitora para alcançar o sucesso no desempenho escolar e atingir níveis de proficiência elevados, o objectivo deste estudo exploratório de uma experiência na disciplina de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira – Espanhol é tentar perceber as causas da pouca compreensão que os alunos têm dos textos que lêem e, consequentemente, os níveis fracos de proficiência que atingem. Para tal, incluem-se estratégias e materiais de forma a ultrapassar as falhas detectadas e promover o interesse por este tipo de actividade. No primeiro capítulo faz-se uma abordagem ao acto de ler e aos níveis de proficiência. Na segunda parte, apresentamos o trabalho realizado numa escola secundária, guiando-nos pelo objectivo proposto. Concluí-se com uma apreciação global dos resultados obtidos.porCompreensão leitoraLíngua estrangeiraA compreensão linguística na leitura do português e do espanholmaster thesis