Nascimento, André BarataSidoncha, Urbano MestrePinto, Ana Raquel Rodrigues Loio2022-09-082022-09-082022-07http://hdl.handle.net/10400.6/12339María Zambrano afirma que o fenómeno sonho, geralmente vivido como um estado atemporal e infraconsciente, pode transformar-se numa vivência supratemporal e supraconsciente. O meio que permite esta transformação é a vigília, pois permite à pessoa fazer uso do tempo e da atenção para “decifrar” e “assimilar” aquilo que lhe acontece. Portanto, Zambrano considera que o sonho, que ocorre tanto no sono como em vigília, poderá ser compreendido através da atenção. Por sua vez, a filosofia da mente observou em estudos empíricos que um estado de atenção em vigília pode contribuir para o surgimento da atenção no sonho, durante o sono, tornando o sonho lúcido. E, no Budismo Tibetano, existem técnicas de meditação que permitem obter lucidez no sonho. Neste quadro, é descrita uma relação fenomenológica temporal do vaguear da mente e da atenção em vigília com o surgimento do sonho comum e do sonho lúcido, respetivamente, na fenomenologia do sonho de Zambrano. O significado filosófico desta questão assenta na “descoberta da verdade”, que Zambrano considera ocorrer quando o sonho, do sono e da vigília, é compreendido. De modo semelhante, no Budismo Tibetano a atenção permite a compreensão da natureza da mente, de novo a verdade, sob um certo entendimento. Sugere-se que a obtenção de lucidez no sonho, um estado normalmente infraconsciente, é como um degrau para estados de consciência lúcidos, onde a verdade é descoberta pelo desfazer de imagens que a pessoa toma por verdadeiras. Pode ser encontrado, ainda, um seguimento na vivência desta área descurada da vida da pessoa, do sonho, o que Zambrano denomina de sonho melodia, embora não desenvolva o conceito. Ora, o sonho que tem seguimento será enriquecido por uma vigília em que vigora um certo estado de atenção e que, assim, apreende cada vez mais e, por seu turno, enriquecerá a vigília, porque a sucessão apresenta um sentido mais claro. Deste modo, é proposta a possibilidade de dinamizar a capacidade humana de integrar sonho e vigília, que fica estagnada quando o sonho, que é parte da vida, é esquecido. Procura-se, ainda, ultrapassar esta dualidade de sonho e vigília no sentido psicológico, uma vez que é uma cisão por um lado convencionada e prática, mas que pode funcionar contra a vivência integral do humano.María Zambrano states that the dream phenomenon, generally experienced as an infratemporal and infraconscious state, can be transformed into a supratemporal and supraconscious state. This transformation is allowed by wakefulness, when the person uses time and attention to “decipher” and “assimilate” what happens with herself. Therefore, Zambrano considers that the dream, which occurs both in sleep and in wakefulness, can be understood through attention. In turn, the philosophy of mind observed in empirical studies that a state of attention in wakefulness can contribute to the emergence of attention in the dream, during sleep, making the dream lucid. And, in Tibetan Buddhism, there are meditation techniques that allow gaining lucidity in the dream. In this framework, a temporal phenomenological relationship of mind wandering and waking attention with the emergence of the common dream and the lucid dream, respectively, is described in Zambrano's dream phenomenology. The philosophical meaning of this question lies in the “discovery of the truth”, which Zambrano considers to occur when the dream, in sleep and wakefulness, is understood. Similarly, in Tibetan Buddhism, attention allows an understanding of the nature of the mind, once again the truth, under a certain understanding. It is suggested that the attainment of lucidity in the dream, a normally infraconscious state, is like a step to lucid states of consciousness, where the truth is discovered by undoing images that the person takes to be true. A follow up of the dream can also be found in the experience of this neglected area of the person's life, which Zambrano calls dream melody, although she does not develop the concept. The dream that continues will be enriched by a wakefulness in which a certain state of attention prevails apprehending more and more. This also will enrich the wakefulness state because the succession has a clearer meaning. In this way, the possibility of dynamizing the human capacity to integrate dream and wakefulness is proposed, since it becomes stagnant when the dream, which is a part of life, is forgotten. The aim is also to overcome this duality of dream and wakefulness in the psychological sense, because it is a conventional and practical division on the one hand, but which can work against the integral experience of the human being.porSonhoTempoVigíliaAtençãoSonho LúcidoBudismo TibetanoFenomenologia do SonhoMaría ZambranoSonho e Tempo: Aproximações à Relação entre Atenção em Vigília e Sonho Lúcido na Fenomenologia de María Zambranodoctoral thesis101596880