Afonso, Rosa Marina Lopes Brás MartinsTavares, Cláudia Martins2014-10-282014-10-2820102010http://hdl.handle.net/10400.6/2511Este trabalho apresenta uma revisão sobre o conceito de Programas Intergeracionais (P.I.’s). Foi realizado um levantamento dos documentos publicados existentes sobre o tema e uma reflexão sobre os mesmos em torno de questões sobre o que são os Programas Intergeracionais, características e situação dos mesmos em Portugal. Os P.I.’s contribuem para a construção de uma sociedade para todos, ou seja, através destes programas pode promover-se a coesão social e uma sociedade com igualdade de oportunidades para todas as gerações. Os P.I.’s consistem em actividades que promovam e valorizem as relações entre idosos e crianças/jovens como meio de proporcionar melhor qualidade de vida às gerações envolvidas. Este trabalho centra-se na importância dos Programas Intergeracionais para a desconstrução de estereótipos em relação a pessoas de outras idades promovendo e melhorando relações interpessoais de pessoas de diferentes idades. A seguir à exposição teórica é feita uma proposta de intervenção que consiste num P.I. a desenvolver em Portugal, num contexto rural, com crianças e idosos de uma determinada comunidade.This work presents a review about the concept of intergenerational programs (I.P.´s). It was made a survey of the existing published documents on the subject and a reflection on them around issues about what intergenerational programs are, features and their situation in Portugal. I.P.´s help to build a society for all, in other words, through these programs we can promote social cohesion and a society with equal opportunities for all generations. I.P.´s consist in activities that promote and enrich relationship between elderly and children as a mean to provide better life quality to the generations involved in this process. This work focuses on the value of intergenerational programs for the deconstruction of stereotypes towards people of different ages, promoting and improving interpersonal relations among those. Following the theoretical exposition, an intervention proposal is made, consisting of an I.P. to develop in Portugal, in a rural context, with children and elderly of a given community.porPrograma intergeracionalIntergeracionalidadeProgramas intergeracionais: revisão teórica e construção de proposta de intervençãomaster thesis