Martins, Júlio Manuel CardosoDomingues, Mariana Pereira2018-08-012018-08-012014-7-162014-6-23http://hdl.handle.net/10400.6/5600Capítulo 1 O presente capítulo foi elaborado com o intuito de descrever e refletir todo o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico na área de educação física realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, durante o ano letivo 2013/2014, tendo como orientador de estágio o Professor António Belo e como orientador da Universidade da Beira Interior o Professor Doutor Júlio Martins. O objetivo principal do estágio foi preparar-nos para exercer a função de professores de Educação Física, através da aplicação de todo o conhecimento adquirido ao longo de todo o percurso académico. A metodologia deste capítulo consiste na caracterização da escola, lecionação, amostra, planeamento recursos humanos, recursos materiais, atividades não letivas e atividades do grupo de educação física. Espero com este estágio conseguir atingir os meus objetivos e com isto adquirir as competências necessárias para ser professora de Educação Física no futuro. Resumo Capítulo 2 Dois dos pilares da estratégia da Europa 2020 são o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que devem promover competências adaptativas ao individuo, e promoção de comportamento de hábitos de vida saudáveis. O desporto é reconhecido como uma atividade motivacional, que solicita interações quer intra quer inter pessoais. Objetivo: desenvolver e verificar se as tarefas de aprendizagem propostas melhoraram o conhecimento adquirido pelas crianças nas ciências da biologia, geografia e matemática. Método: 64 alunos do 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos, 9,60±0,50), divididos aleatoriamente em dois grupos, o grupo controlo (GC: n=30) e o grupo experimental (GE: n=34) que foram expostos à resolução de problemas por meio de jogos desportivos durante um mês, uma hora por semana. Um questionário foi aplicado antes, após a intervenção para cada ciência. Os jogos com situações de aprendizagem foram construídos de modo a proporcionar aos alunos contextos de exploração e aprendizagem de conceitos de ciência. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o pré teste e o pós-teste do Grupo Prático, no conhecimento adquirido, nas três áreas. Conclusões: A intervenção permitiu melhorar os conhecimentos dos alunos em várias ciências.Chapter 1 This chapter has been prepared in order to describe and reflect all the work done within the teaching practice in physical education conducted in Agrupamento de Escolas do Fundão during the school year 2013/2014, with the internship supervisor Professor António Belo and as supervisor of the University of Beira Interior Professor Doctor Júlio Martins. The main objective of the internship was preparing to perform the function of physical education teachers, through the application of all the knowledge acquired throughout the academic career. The methodology of this chapter is to characterize the school, teaching, sample planning human resources, material resources, not teaching activities and group activities in physical education. I hope with this internship successfully achieving my goals and thus acquire the skills necessary to be a Physical Education teacher in the future. Abstract Chapter 2 Two of the pillars of the Europe 2020 strategy are the development of learning contexts that should promote adaptive skills to individual and healthy lifestyle habits. Sport is recognized has a motivational activity that requests interactions either intra or inter personal. Objective: develop and verify if the proposed learning tasks improved the knowledge acquired by children in the sciences of biology, geography and math. Method: 64 students of 1st cycle of basic education participated (9-10 years, 9,60±0,50) were randomly divided into two groups, the control group (CG: n=30) and the experimental group (EG: n=34) who were exposed to problem solving through games sports for one month, one hour for week. A questionnaire was administered before and after the intervention. Games with learning situations were constructed to provide students the context of exploration and learning of science concepts. Results: significant differences were found between pre-test and post-test of GE, acquire more knowledge, in the three areas. Conclusions: The intervention has improved students' knowledge in various sciences.porCompetênciasConhecimentoEducação FísicaEstágio PedagógicoProfessorRelatório de Estágio PedagógicoAgrupamento de Escolas do Fundãomaster thesis201641372