Rodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiaNave, Edgar Fernando Pais2015-02-272015-02-2720092009http://hdl.handle.net/10400.6/3114O lugar deve ser percepcionado pelos seus públicos-alvos como se de um produto se trata-se, emitindo imagens de marca para o exterior que condicionam o seu sucesso. Deste modo, o Marketing de Lugares deve ser utilizado e percebido por parte dos governos locais, como uma ferramenta que desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento económico, social, político e sustentável dos países, regiões ou cidades, para que esses lugares possam ser comercializados de forma tão eficiente, como as empresas que comercializam produtos e serviços. O objectivo é conceber um local para satisfazer as necessidades dos diferentes públicos-alvos, que fazem com que um lugar se torne atraente, no qual se tem condições para viver, trabalhar, investir, fazer negócios e fazer uma visita na condição de turista. Torna-se assim essencial realizar intensivas campanhas de divulgação, procurando sustentar a imagem do lugar. A venda da cidade/país passa a integrar o planeamento do local, devendo apresentar uma imagem verdadeira de modo a conquistar os seus públicos-alvos, que passam por: turistas e visitantes, residentes e trabalhadores, negócios e indústrias e mercados de exportação de turismo urbano. A cidade da Covilhã, que recentemente apostou numa estratégia de Place Marketing, procura obter o devido retorno, agradando e atraindo os respectivos públicos-alvos para o seu território, emitindo uma imagem sólida e um estado de satisfação reconhecido.porMarketing territorial - Desenvolvimento sócio-económicoMarketing territorial - ImagemMarketing de lugares: avaliação e impacto da imagem da cidade da Covilhãmaster thesis