Elias, Herlander AlvesGaspar, Sara Inês Rodrigues2019-01-072019-01-072017-7-122017-6-27http://hdl.handle.net/10400.6/6723A fotografia de Moda comunica e transmite diversas mensagens através de revistas, plataformas online, catálogos e outros meios. A presente dissertação tem como tema a mensagem visual que a revista Vogue Portugal projecta nas suas capas e editoriais de moda, com a colaboração de personalidades escolhidas, arranjadas e depois fotografadas. Fundamentando esta análise num Corpus de Análise, constituído por treze imagens fotográficas de Moda, editadas durante um ano civil pela revista Vogue Portugal, entre Dezembro de 2015 a Dezembro de 2016. O objectivo do estudo, através de uma análise qualitativa, é a descodificação dos signos que as imagens fotográficas possuem a fim de explicar o género de mensagem visual que a Vogue Portugal divulga. Para esta análise, sendo que a fotografia de Moda para ser compreendida é necessário interpretá-la através de prévios conhecimentos, a metodologia usada é baseada nos princípios de Roland Barthes e nos seus conceitos de semiologia na análise de anúncios, existindo dois tipos de mensagens: a conotada e a denotada; também, os preceitos de Martine Joly são indispensáveis sendo que as imagens são heterogéneas e o estudo incide em descobrir as mensagens implícitas, através do estudo da mensagem plástica e da mensagem icónica; e ainda, a metodologia conta com os princípios de Jacques Aumont sobre as percepções que a imagem transmite; que através destes conhecimentos leva a uma melhor interpretação da análise das imagens fotográficas e que mensagem estas transmitem.Fashion photography communicates and transmits various messages through magazines, online platforms, catalogs and other media. The present dissertation has as its theme the visual message that the magazine Vogue Portugal projects in its covers and editorials of fashion, with the collaboration of personalities chosen, arranged and later photographed. Based on this analysis in a Corpus of Analysis, consisting of thirteen photographic images of Fashion, published during a calendar year by Vogue Portugal, between December 2015 and December 2016. The objective of the study, through a qualitative analysis, is the Decoding the signs that the photographic images have in order to explain the kind of visual message that Vogue Portugal divulges. For this analysis, being that Fashion photography to be understood is necessary to interpret it through previous knowledge, the methodology used is based on the principles of Roland Barthes and its concepts of semiology in the analysis of ads, there are two types of messages: The connoted and the denoted; Also, Martine Joly's precepts are indispensable and the images are heterogeneous and the study focuses on discovering the implicit messages through the study of the plastic message and the iconic message; And yet, the methodology relies on the principles of Jacques Aumont on the perceptions that the image conveys; Which through this knowledge leads to a better interpretation of the analysis of the photographic images and what message they transmit.porComunicação EstratégicaFotografiaIdentidadeImagensMensagens VisuaisModaRepresentação Feminina.SemiologiaVogue PortugalA Mensagem Visual da ModaO caso da Vogue Portugalmaster thesis202107884