Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco deOliveira, FernandoSoares, Cílis Melissa Macário2020-03-092020-03-092018-11-302018-10-9http://hdl.handle.net/10400.6/9883Este projeto tem como principal objetivo perceber como será que podemos implementar uma marca com características muito específicas (ver nota2) no mercado atual e no ambiente socio-económico-político que nos rodeia. Para melhor perceber o assunto, é relevante abordar temas que falem do estado das coisas3, refletir sobre as influências da política, questões ambientais, tendências e do estado do mundo em que vivemos e como essas condições vão, consequentemente, influenciar o comportamento de consumo. “O processo de pesquisa e desenvolvimento pode gerar inúmeras patentes, marcas, processos inovadores, know-how.” (TEH, C.; KAYO, E.; KIMURA, Kimura,2008). Assim, este projeto deve basear-se na compreensão teórica acerca do que faz uma marca ter uma identidade forte, do que faz uma marca de nicho cativar a atenção do consumidor para ter sucesso competitivo e, é então necessário, começar por fazer uma contextualização sobre como a situação socioeconómica, política, ambiental, influencia o comportamento de consumo e influência a própria marca. A marca em questão tem em si mesma uma forte influência dos elementos das macrotendências contemporâneas refletida na sua identidade e imagética, então será que é o consumidor que se adapta à marca ou a marca que se adapta ao consumidor? “O caráter mágico das imagens é essencial para a compreensão das suas mensagens. As imagens são códigos que traduzem eventos, situações, processos em cenas.” (FLUSSER, 1998, P.28) Outros assuntos que fazem parte do contexto atual são o ativismo, o feminismo e a sustentabilidade; esses temas serão abordados de modo a compreender a sua implicação na hora de serem implementados, pois estes temas não podem deixar de ser uma questão a ter em conta aquando do desenvolvimento de uma marca posto que o consumidor é cada vez mais consciente e sente-se melhor ao saber que está a contribuir para algo “maior que si mesmo” como afirma Philip Kotler (2010). Após a exploração teórica da temática que ajudará certamente a reunir as melhores ferramentas para a compreensão da criação de uma marca de moda nova sob estas circunstâncias, segue-se o desenvolvimento da proposta de marca com estas características abordadas anteriormente (consultar nota 2).This project main goal is to understand what the best way is to implement a very specific (niche oriented) brand in the market. In an attempt to better comprehend the best strategies to do so, this project begins by approaching some of the relevant thematics of contextualizing the state of things, as in how the economical-social-political situation is and how does that influence the type of consumer and how he consumes. The particular brand that it’s intended to be implemented in this project, is, in itself, very influenced by what surrounds it, and by the culture, so it raises the question on how we can create a bond with the consumer by creating the right appeal to what is relevant to his values right now in the context of society. This project will be oriented in the same way as the brand is, concerned with the world and big thematics like activism and feminism. After the non-interventional research, the project will be finished by a practical application of the gathered knowledge, through the development of the brand identity, activation and implementation tools that will fulfill the needs of the market to successfully implement the brand.porComportamento de ConsumoDonald TrumpFeminismoGeração ZMarcaMillennialsPunkImplementação de uma marca de moda de nicho no mercado atualmaster thesis202353796