Miguel, Rui Alberto LopesEsgalhado, Maria da Graça ProençaEsteves, Liliana dos Reis2020-02-242020-02-242018-03-232018-02-23http://hdl.handle.net/10400.6/9535Os desfiles de moda são apresentações de novas coleções de vestuário. Têm o objetivo de tornar mais atrativo e promover o resultado de uma produção, baseada na pesquisa, na criação e no desenvolvimento de um produto para um público-alvo específico. A apresentação do conceito e a mensagem que está por trás da coleção são as peças fundamentais para a realização de uma performance, pois são os condutores da imaginação. O papel dos desfiles de moda está relacionado com a publicidade, visto que é gerada uma dinâmica de mediatização na tentativa de divulgar e impressionar com a divulgação das coleções, à procura de reconhecimento por parte do público. A importância de um evento de moda reside numa aproximação entre o público-alvo e a marca, através de uma coleção apresentada em passerelle. Independentemente da tipologia e género do desfile de moda, torna-se necessário que este seja memorável ou de fácil recordação para a perpetuação e valorização da marca. Assim, a questão de investigação desta dissertação é, então, a seguinte: “Qual e como incrementar a relação entre o formato e a organização dos desfiles de moda e os respetivos efeitos psicológicos causados nos consumidores”. Para dar resposta a esta questão de investigação, estudou-se a importância dos processos psicológicos para a organização de desfiles de moda, considerando que o público quando os acompanha vive diversas experiências sensoriais, emocionais, cognitivas e comportamentais. Por outro lado, procurou demonstrar-se que o estudo dos mecanismos mentais – atenção, memória, perceção, linguagem, imaginação, criatividade e tomada de decisões – contribuem para se atingirem os objetivos nos desfiles de moda. Finalmente, desenvolveu-se uma prova de conceito do estudo teórico desenvolvido, através da realização de um projeto de desfile de moda de uma coleção cápsula de 6 coordenados. A análise e discussão de resultados permitiu relacionar e justificar as decisões tomadas sobre o formato do desfile com os mecanismos psicológicos abordados na pesquisa bibliográfica, permitiu ainda entender a importância para o tema do estudo de caso do desfile de moda de Alexander Mcqueen “The Horn of Plenty”, Outono/Inverno 2009 e, finalmente, permitiu a interpretação das respostas ao inquérito efetuado ao público assistente do desfile de moda.Fashion shows are presentations of new clothing collections. They aim to make it more attractive and promote the outcome of a production, based on the research, creation and development of a product for a specific audience. The presentation of the concept and the message behind the collection are the fundamental pieces for the performance of a performance, as they are the drivers of the imagination. The role of fashion shows is related to publicity, since it generates a dynamic of mediation in the attempt to publicize and impress with the publicity of the collections, in search of recognition by the public. The importance of a fashion event lies in an approximation between the target audience and the brand, through a collection presented in passerelle. Regardless of the typology and gender of the fashion show, it is necessary that it be memorable or easy to remember for the perpetuation and appreciation of the brand. Thus, the research question of this dissertation is then: "How to increase the relationship between the format and organization of fashion shows and their psychological effects on consumers." In order to answer this research question, the importance of psychological processes for the organization of fashion shows has been studied, considering that the public, when accompanying them, lives several sensorial, emotional, cognitive and behavioral experiences. On the other hand, it has been tried to demonstrate that the study of the mental mechanisms - attention, memory, perception, language, imagination, creativity and decision-making - contribute to reach the objectives in fashion shows. Finally, a proof of concept of the developed theoretical study was developed, through the realization of a fashion show project of a capsule collection of 6 coordinates. The analysis and discussion of results allowed to relate and justify the decisions taken on the format of the parade with the psychological mechanisms addressed in the bibliographic research, it also allowed to understand the importance for the theme of the case study of the Alexander Mcqueen fashion show "The Horn of Plenty", Autumn / Winter 2009 and finally allowed the interpretation of the responses to the survey made to the public attending the fashion show.porDesfiles de ModaDesign de ModaEvento MemorávelPerpetuação da MarcaProcessos CognitivosDesfiles de moda: contributos dos mecanismos psicológicos para o conceito de evento memorávelmaster thesis202354490