Vicente, António Manuel NevesLudovico, JoãoRaposo, Verónica Mota2019-12-162019-12-162017-7-242017-6-21http://hdl.handle.net/10400.6/7890O presente documento pretende descrever, caracterizar e reflectir sobre as experiências e competências adquiridas, em todas as áreas pelas quais passou a nossa intervenção ao longo do ano lectivo 2016/2017 no Colégio Andrade Corvo. O relatório encontra-se dividido em dois capítulos: o primeiro onde relatamos e reflectimos sobre as aprendizagens efectuadas no que diz respeito à área 1- organização e gestão do ensino; área 2- participação na escola e área 3- integração com o meio; e o capítulo 2 onde realizámos um estudo que tratou a “Abordagem do Judo na Educação Física”. Acerca do capítulo 1 podemos afirmar que a aproximação com o meio escolar e o contacto com as diferentes áreas de intervenção do professor deu-nos uma bagagem de conhecimentos e experiências que nos tornou mais competentes e capacitados a desempenharmos funções específicas da prática pedagógica. No que concerne ao capítulo 2 pudemos concluir que a situação actual do ensino do Judo nas Escolas Portuguesas passa por inúmeras dificuldades que levam a que a sua abordagem seja bastante escassa. De modo a tentar colmatar essa situação apresentamos uma proposta sintetizada de ensino do Judo para atingir o Nível Introdutório proposto pelo PNEF, onde apresentamos os saberes que consideramos importantes que o professor detenha para realizar uma intervenção segura e expomos uma U.D. composta por 10 planos de aula com o intuito de auxiliar o professor na sua intervenção.This document aims to describe, characterize and reflect on the experiences and skills acquired in all the areas for which we intervened throughout the academic year 2016/2017 at Colégio Andrade Corvo. The report is divided into two chapters: the first where we report and reflect on the lessons learned in Area 1- Organization and management of education; Area 2- involvement in school and Area 3 - integration with the environment; and chapter 2 where we conducted a study that addressed the "Approach to Judo in Physical Education". About chapter 1 we can say that the approach to the school environment and the contact with the different areas of intervention of the teacher has given us a wealth of knowledge and experience that has made us more competent and able to perform specific functions of pedagogical practice. With regard to chapter 2, we could conclude that the current situation of teaching Judo in the Portuguese Schools goes through numerous difficulties that lead to their approach is rather scarce. In order to try to fill this situation we present a synthesized teaching proposal of Judo to reach the Introductory Level proposed by the PNEF, where we present the knowledge that we consider important that the teacher holds to carry out a safe intervention and expose a U.D. Composed of 10 lesson plans in order to assist the teacher in his intervention.porAprendizagensEducação FísicaEstágio PedagógicoIntervençãoJudo.Relatório de Estágio Pedagógico: abordagem do Judo na Educação Físicamaster thesis202337111