Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesMalta, Maria da Graça da Fonseca2014-11-272014-11-2720112011http://hdl.handle.net/10400.6/2716Recentemente, instituições internacionais, como a Comissão Europeia e a UNESCO, têm vindo a destacar a necessidade de formar cidadãos mais aptos para responder às novas exigências da sociedade e do mundo do trabalho. Nesse âmbito, os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), foram desenvolvidos com o objetivo de dar resposta às necessidades de formação em Portugal, através da validação de competências, desenvolvidas pelos adultos, ao longo da vida, em contextos formais e não formais de aprendizagem. Nestes cursos, a dimensão formadora e integrada da avaliação tem de ser contextualizada no processo aprendizagem, sendo fundamental o desenvolvimento de um Desenho Curricular mais flexível e adequado, que permita potencializar as capacidades adquiridas dos adultos ao longo da vida. No presente trabalho procederemos à análise da especificidade da construção curricular exigida pelos referidos cursos, procurando compreender o impacto que as experiências de vida têm na organização do ensino formal. Procuraremos, ainda evidenciar a utilidade da aplicação desta metodologia a outros níveis e tipos de ensino. Como principais conclusões salientamos assim, que a aprendizagem centrada no formando/aluno tem potenciais vantagens, nomeadamente uma maior motivação e participação, com resultados positivos ao nível das ligações entre os conceitos e capacidades de raciocínio crítico dos alunos e, que o comprometimento e responsabilidade do aluno no processo da aprendizagem facilitam a evolução e aquisição do conhecimento.Recently, international institutions like the European Commission and UNESCO have been pointing out the need to train people to be more capable to respond to changing demands of society and the world of work. In this context, the Training and Education of Adults (TEA) have been developed in order to meet the training needs in Portugal, through validation of skills developed by adults in lifelong learning in formal and non-formal learning.The integrated formative evaluation has to be contextualized in the learning process, being fundamental to develop a curriculum design more flexible and appropriate, allowing leverage the skills acquired throughout the life of adults. In the present study we will examine the specific nature of the curriculum required by the referred courses, searching to understand the impact that the life’s experience has in the organization of formal education. We also seek to highlight the usefulness of this methodology to other levels and types of education. As main findings, we highlight that the learner/ student centered learning has potential advantages, including increased motivation and participation, with positive results in terms of connections between concepts and students’ critical thinking skills and, that the commitment and responsibility of the student in the learning process facilitates the development and acquisition of knowledge.porFormação de adultos (EFA)Experiências de vidaO adulto em situações de vida: a construção do desenho curricular nos cursos de educação e formação de adultosmaster thesis