Cunha, Ana Isabel Silva Santos BarbosaAlves, Marta Sofia Lopes PereiraFortunato, Fabiana Inês Formiga2020-03-052020-03-052019-05-062019-04-04http://hdl.handle.net/10400.6/9786As motivações e os determinantes do voluntariado têm sido um tema bastante discutido na literatura, bem como os benefícios decorrentes da sua prática e sua contribuição para o bem-estar e satisfação com a vida. No Ensino Superior, o envolvimento em ações de voluntariado também tem sido estudado, no entanto, as motivações para o voluntariado e sua relação com a satisfação com a vida em estudantes universitários não é evidente. O presente estudo pretende analisar as motivações para o voluntariado em estudantes universitários e a sua relação com a satisfação com a vida. Participaram no estudo 170 estudantes da Universidade da Beira Interior, que praticam ou já praticaram voluntariado, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos (M=19.49; DP=1.693). Os instrumentos utilizados incluíram a versão portuguesa do Inventário de Motivações para o Voluntariado (IMV; Clary & Snyder, 1998) e da Escala de Satisfação com a Vida (SWLS; Diener et al., 1985). Os resultados revelaram que as motivações de experiência e de valores foram as mais valorizadas pelos participantes. Os estudantes que se encontram a praticar atualmente voluntariado têm maiores níveis de motivação de valores, experiência, crescimento, carreira e social, em comparação com os que não praticam atualmente voluntariado. As motivações de experiência, carreira e social encontram-se associadas a uma maior satisfação com a vida. São discutidas as implicações dos resultados no âmbito da relação entre voluntariado e bem-estar no Ensino Superior.The motivations and determinants of volunteerism have been a much discussed subject in the literature, as well as the benefits derived from its practice and its contribution to the well-being and satisfaction with life. Involvement in volunteer activities in higher education has also been studied, however, the motivations for volunteering and its relation to life satisfaction in university students is not evident. The present study aims to analyze the motivations for volunteering in university and their relationship with life satisfaction. The study involved 170 University of Beira Interior students, who practice or have already practiced volunteering, aged between 18 and 24 years (M = 19.49, SD = 1.693). The instruments used included the Portuguese version of the Volunteer Motivation Inventory (IMV; Clary & Snyder, 1998) and the Life Satisfaction Scale (SWLS; Diener et al., 1985). The results showed that the motivations of experience and values were the most valued by the participants. Students who are currently practicing volunteer work have higher levels of motivation for values, experience, growth, career and social as compared to those who do not currently volunteer. The motivations of experience, career and social are associated with a greater satisfaction with life. The results implications are discussed in the context of the relationship between volunteering and well-being in Higher Education.porEstudantes do Ensino SuperiorMotivações Para O VoluntariadoSatisfação Com A VidaMotivações para o voluntariado e satisfação com a vida em estudantes do Ensino SuperiorUm estudo exploratóriomaster thesis202369366