Vicente, António Manuel NevesNunes, Cristiana Sofia Silva2023-02-202023-02-202022-07-182022-06-30http://hdl.handle.net/10400.6/13096O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico do 2º Ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, encontra-se dividido em dois capítulos que pretendem expor o trabalho efetuado ao longo do estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Campos Melo (ESCM) no ano letivo 2021/2022. No primeiro capítulo são apresentadas as tarefas inerentes à formação como futura docente. Consta no mesmo, a contextualização das instituições, a caracterização das turmas e a descrição pormenorizada da intervenção junto das turmas de Ensino Básico e Secundário, 6º, 8º e 12º ano respetivamente. Apresenta também reflexões acerca da nossa participação em atividades de desporto escolar, direção de turma e outras atividades desenvolvidas na escola. No segundo capítulo dá-se destaque ao trabalho de investigação que teve como objetivo verificar o nível de atividade física dos alunos do 3º ciclo da ESCM fora do contexto escolar. Participaram no estudo 81 alunos com idades entre os 12 e 16 anos. Os resultados, evidenciaram que o género masculino é o que apresenta maior Índice de Atividade Física (IAF), embora, no geral, os participantes possam ser considerados “moderadamente ativos” Observou-se ainda, a existência de uma correlação positiva entre os valores de IAF e da nota da última avaliação obtida na disciplina de Educação Física (EF). Pode-se assim concluir que a prática de Atividade Física fora da Escola parece contribuir positivamente para a classificação da EF, ou seja, um aumento dos IAF poderá contribuir para melhorar a classificação desta disciplina.This Internship Report, prepared within the curricular unit pedagogical internship of the 2nd Cycle of Studies in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Beira Interior, is divided into two chapters that intend to expose the work done throughout the pedagogical internship developed at Campos Melo Secondary School (ESCM) in the school year 2021/2022. In the first chapter, the tasks inherent to training as a future teacher are presented. It is included in the same, the contextualization of the institutions, the characterization of the classes and the detailed description of the intervention with the classes of Basic and Secondary Education, 6th, 8th and 12th grade respectively. It also presents reflections about our participation in school sports activities, class direction and other activities developed in the school. In the second chapter, the research work was highlighted, which aimed to verify the level of physical activity of students in the 3rd cycle of the ESCM outside the school context. Participated in this study, 81 students aged between 12 and 16 years. Results showed that the male gender is the one with the highest Physical Activity Index (PAI), although, in general, the participants could be considered "moderately active" It was also observed the existence of a positive correlation between the values of PAI and the score of the last evaluation obtained in the discipline of Physical Education (PE). Thus, it can be concluded that the practice of Physical Activity outside the School seems to contribute positively to the classification of PE that is, an increase in PAI can contribute to improve the classification of this discipline.porAtividade FísicaEducação FísicaEstágio PedagógicoÍndice de Atividade FísicaCaracterização do Nível de Atividade Física dos Alunos do 3º CicloRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Campos Melomaster thesis203226313