Alves, Ana Sofia RuivoFragoso, Carina Sofia Bragança e2025-10-212025-10-212024-11-112024-10-10http://hdl.handle.net/10400.6/18998O presente Relatório de Estágio descreve o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2023/2024, no contexto do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado na Escola D. João II, pertencente ao Agrupamento de Escolas D. João II em Caldas da Rainha, sob a orientação da Professora Doutora Ana Alves, da Universidade da Beira Interior, e da Professora Paula Silva, orientadora cooperante. O objetivo do estágio foi preparar-me para exercer a função de Professor de Educação Física de maneira eficaz. Durante o ano letivo, fui responsável por duas turmas do 3º ciclo do Ensino Básico, uma do 7º ano e outra do 9º ano. Além das aulas, participei ativamente em grupos de trabalho relacionados ao Desporto Escolar como também em funções de direção de turma. A experiência adquirida ao longo do ano permitiu-me desenvolver as competências necessárias para atuar na docência da Educação Física, sentindo-me preparada para enfrentar os desafios da profissão e contribuir para a formação integral dos alunos. O relatório também inclui um estudo que analisa a influência do Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) na aptidão física e no bem-estar psicológico dos alunos do 3º ciclo do ensino básico. O estudo contou com 106 participantes, sendo 56 do sexo feminino, com uma média de idades de 13,32 ± 0,99 anos. Foram divididos em grupo experimental e de controlo, com o grupo experimental participando num programa de C-HIIT durante 8 semanas. As avaliações foram realizadas antes e após o programa, utilizando testes físicos validados (Alpha Fitness) e o questionário K10. Os resultados indicam que o HIIT promoveu melhorias significativas na aptidão física e no bem-estar psicológico dos alunos. Conclui-se que a inclusão de programas de HIIT no contexto escolar pode ser uma estratégia eficaz para promover tanto a saúde física quanto mental dos adolescentes.This Internship Report outlines the work carried out during the 2023/2024 academic year as part of the Pedagogical Internship for the Master's degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education. The internship was conducted at D. João II School, part of the D. João II School Group in Caldas da Rainha, under the supervision of Professor Ana Alves, PhD, from the University of Beira Interior, and cooperating supervisor Professor Paula Silva. The aim of the internship was to prepare me to effectively perform the role of a Physical Education teacher. During the academic year, I was responsible for two classes from the 3rd cycle of Basic Education, one from the 7th grade and the other from the 9th grade. In addition to teaching, I actively participated in working groups related to School Sports as well as in class management roles. The experience gained throughout the year allowed me to develop the necessary skills to teach Physical Education, and I now feel prepared to face the challenges of the profession and contribute to the holistic development of students. The report also includes a study that examines the influence of High-Intensity Interval Training (HIIT) on the physical fitness and psychological well-being of students in the 3rd cycle of basic education. The study involved 106 participants, 56 of whom were female, with an average age of 13.32 ± 0.99 years. They were divided into an experimental group and a control group, with the experimental group participating in an 8-week C-HIIT program. Assessments were conducted before and after the program, using validated physical tests (Alpha Fitness) and the K10 questionnaire. The results indicate that HIIT led to significant improvements in the students' physical fitness and psychological well-being. It is concluded that the implementation of HIIT programs in the school context may be an effective strategy to promote both the physical and mental health of adolescents.porAlunosAptidão FísicaBem- EstarEducação FísicaEscolaEstágioHiitPlaneamentoPsicológicoRelatórioEfeitos do Treino Intervalado de Alta Intensidade na aptidão física e no bem-estar psicológico de alunos do 3º Ciclo do Ensino BásicoRelatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas D. João IImaster thesis203846451