Alves, Ana Sofia RuivoGeraldes, Joana Isabel Almeida Vilela Louro2025-11-182025-11-182024-10-29http://hdl.handle.net/10400.6/19283O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da UC (Unidade Curricular) de Estágio Pedagógico, pertencente ao plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Na fase inicial do relatório, referente ao primeiro capítulo, é relatada e difundida a intervenção efetuada no ano letivo 2023/2024, na ESAL (Escola Secundária Amato Lusitano), em Castelo Branco. Neste sentido, são referidos os processos de planeamento, intervenção, gestão, avaliação, intervenção no Desporto Escolar, direção de turma, integração ao meio e atividades desenvolvidas ao longo do ano. Relativamente ao segundo capítulo, este é composto pelo Projeto de Investigação elaborado ao longo do ano letivo. O projeto tem como título “Efeitos do ensino favorável à autonomia nas aulas de educação física na perceção emocional de adolescentes”. Para obter os dados necessários para a análise de resultados, apresentação, discussão e conclusão dos mesmos, foram aplicados 3 questionários diferentes, consoante o estilo de ensino aplicado, a cada turma inserida na amostra. O estudo envolveu uma amostra de 82 alunos do ensino secundário.The present report was developed within the scope of the Pedagogical Internship course unit, part of the curriculum for the 2nd Cycle in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education. In the initial phase of the report, corresponding to the first chapter, the intervention carried out in the 2023/2024 academic year at ESAL in Castelo Branco is described and disseminated. In this context, the processes of planning, intervention, management, evaluation, intervention in School Sports, class management, integration into the environment, and activities developed throughout the year are mentioned. The second chapter comprises the Research Project developed throughout the academic year. The project is titled “Effects of autonomy-supportive teaching in physical education classes on adolescents’ emotional perception.” To obtain the necessary data for the analysis of results, presentation, discussion, and conclusion, three different questionnaires were applicated, according to the teaching style applied, to each class included in the sample. The study involved a sample of 82 secondary school students.porEducação FísicaAutonomiaMotivaçãoValência AfetivaPhysical EducationAutonomyMotivationAffective ValenceEfeitos do ensino favorável à autonomia nas aulas de educação física na perceção emocional de adolescentesRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Amato Lusitanomaster thesis203846486