Santos, Bertha Maria Batista dosAlmeida, Pedro Gabriel de Faria Lapa Barbosa deDomingos, Adriana Sofia Madeira2019-12-172019-12-172017-10-272017-10-3http://hdl.handle.net/10400.6/7893O presente estudo tem como objetivo contribuir para a implantação de um Sistema de Gestão de Pavimentos Aeroportuários a ser aplicado na rede de aeroportos de Cabo Verde. Para atingir este objetivo, é apresentada uma descrição da metodologia ASTM D 5340-12 para determinação do índice PCI (Pavement Condition Index) que traduz a qualidade dos pavimentos e orientações para a interpretação dos resultados de PCI, com vista a apoiar a tomada de decisões quanto ao tipo de intervenção de manutenção ou de reabilitação (M&R) a adotar no pavimento e verificação de níveis de serviço e de desencadeamento. Os resultados da pesquisa efetuada foram aplicados na avaliação do estado de conservação do pavimento da pista 03-21 do Aeroporto Internacional Aristides Pereira, na Ilha da Boavista em Cabo Verde. Os dados adquiridos na auscultação do pavimento, realizada por veículo com recurso a protótipo equipado com dispositivos de varrimento laser e de captação de imagem e de georreferenciação, foram utilizados para determinar o índice PCI do pavimento. Com base em uma proposta de critérios definidos em função do índice PCI para a escolha do tipo de intervenção e verificação do nível de serviço desejável e mínimo, para a rede de aeroportos de Cabo Verde, foi possível identificar as zonas críticas do pavimento e as necessidades de M&R. Os resultados mostram que o pavimento da pista, nas zonas de circulação das aeronaves, apresenta um estado de degradação avançado. As degradações mais significativas identificadas foram as fendas longitudinais e transversais, a desagregação superficial do mastique, a desagregação superficial dos agregados, o empolamento, as rodeiras e as depressões. Quanto ao tipo de intervenção a aplicar, os valores obtidos apontam para ações de carácter corretivo (reabilitação) para as zonas menos degradadas da pista, e a reconstrução das zonas central da pista, cabeceira 03 e de acesso às placas de estacionamento (locais mais solicitadas pelas ações do tráfego).The present study aims to contribute to the implementation of an airport pavement management system to be applied on the Cape Verde airport network. For this purpose, a description of the ASTM D 5340-12 methodology for obtaining Airport Pavement Condition Index (PCI) and directions for PCI results interpretation considering types of maintenance, levels of service and trigger levels to support the decision making related to pavement Maintenance and Rehabilitation (M&R) needs is presented. The research outcome was applied in the evaluation of pavement condition on runway 03-21 at Aristides Pereira International Airport, Boavista Island, Cape Verde. Pavement condition data acquired with a vehicle equipped with georeferenced laser line scanning devices and surface imaging was used to determine the Pavement Condition Index (PCI) of the runway. Based in a proposal of PCI limits for type of intervention and desirable and minimum level of service for the Cape Verde airport network, interpretation of PCI results was performed to identify critical zones in the pavement and the M&R needs. Results show a considerable degradation state of the pavement on the aircraft circulation zones of the runway. The most significant pavement distresses identified were longitudinal and transverse cracking, weathering, raveling, swelling, rutting and depressions. As for the maintenance type to adopt, the runway PCI point to actions of a corrective nature, i. e., the rehabilitation of the pavement, however, the PCI values obtained by section point to the need for pavement reconstruction in the central area, head 03 and in the access to aprons (places that endure the more severe traffic actions).porAvaliação da Qualidade de Pavimentos AeroportuáriosNíveis de ServiçoPci (Pavement Condition Index)Sistemas de Gestão de Pavimentos Aeroportuários (Sgpa)Tipos de IntervençãoTratamentos de Manutenção e ReabilitaçãoDeterminação e interpretação do índice PCI de pavimentos aeroportuáriosmaster thesis202340376