Pereira, Maria João Leitão Simões AreiasVaz, Carla Gonçalves2023-02-222023-02-222022-12-132022-10-10http://hdl.handle.net/10400.6/13242A emergência de qualquer tecnologia tem sido acompanhada pelo surgimento de grandes expectativas quanto às suas potencialidades, tendo o mesmo acontecido com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Este otimismo está associado às perspetivas tecnologicamente deterministas em que a tecnologia é sempre vista como fonte incontornável de progresso da humanidade. Nesta dissertação parte-se de uma abordagem mais realista e da evidência empírica sobre desigualdades recorrentes no acesso às TIC, recorrendo-se a uma abordagem multidimensional do acesso. Face ao exposto, o objetivo desta dissertação é analisar desigualdades digitais (existentes e emergentes) de jovens universitários no acesso às TIC, desde a sua frequência na PréEscola até ao Ensino Superior. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, tendo-se utilizado a entrevista semidiretiva como técnica de recolha de dados. O resultado obtido vai ao encontro de diversos estudos realizados que identificam desigualdades recorrentes no seio dos jovens, incluindo os que frequentam o ensino superior. À semelhança de tais estudos, esta pesquisa contribui também para desafiar a ideia preconcebida de «nativos digitais» associada também a ideia de estarmos perante a geração mais esclarecida de sempre, como se os jovens pudessem ser considerados um grupo homogéneo.The surge of any technology has been accompanied by the emergence of great expectations as to its potential, with the same thing happening to Information and Communication Technology (ICT). This optimism is associated with the technologically deterministic perspectives in which technology is always seen as an unavoidable source of humanity's progress. This dissertation is based on a more realistic approach and empirical evidence on recurrent inequalities in access to ICT using a multidimensional approach to access. In view of the above, the goal of this dissertation is to analyze digital inequalities (existing and emerging) of young university students with access to ICT from their pre-school attendance to higher education. A qualitative methodology was chosen, using the semi-directive interview as a data collection technique. The result obtained is an addition to several studies that identify recurrent inequalities within young people including those attending higher education. Like such studies, this research also contributes to challenging the preconceived idea of «digital natives» associated with the idea that we are before the most enlightened generation ever as if young people could be considered a homogeneous group.por(Des)Concentração(I)LiteraciaDesigualdades DigitaisDimensões do Acesso das TicFrequência de UsoTecnologias da Informação e da ComunicaçãoDo Pré-Escolar ao Ensino Superior: Perceções de Jovens Universitários sobre o acesso às TICmaster thesis203227409