Duarte, Paulo Alexandre de OliveiraSantos, David Ramos dos2024-12-032024-12-032024-07-222024-05-28http://hdl.handle.net/10400.6/14891Atualmente, a maioria da população possui smartphones, desde pessoas com mais idade até crianças. Todas, cada vez mais, utilizam estes dispositivos desde idades mais novas. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar os fatores que influenciam a escolha de smartphones, no contexto nacional português. Foi realizada uma revisão bibliográfica, dos estudos mais relevantes para o tema em questão. Os autores destacaram quatro fatores principais que consideram influenciar os consumidores ao escolher e comprar um smartphone. Estes fatores, são as características, marca, preço e influência social. Após a revisão da literatura elaborou-se o modelo conceptual e hipóteses de investigação que se focam em dar resposta ao objetivo do estudo. Utilizou-se uma abordagem de análise quantitativa, e como método de recolha de dados, um questionário online e impresso com o fim de avaliar os fatores mais relevantes na compra de smartphones. Obtiveram-se 200 respostas, cujos dados foram analisados através do software SPSS. Os resultados obtidos, revelam que os fatores influenciadores da escolha de smartphones por parte da população portuguesa, são as características dos smartphones, a sua marca e respetivo preço, enquanto a influência social não se verificou como um fator significativo. Desta forma as empresas de smartphones devem concentrar-se na evolução das características dos smartphones. Devem também procurar investir no marketing e reconhecimento internacional das marcas dos seus smartphones, optar por preços competitivos e atrativos.Nowadays, the majority of the population owns smartphones, from older people to children. Everyone is increasingly using these devices from a young age. This study was carried out with the aim of identifying the factors that influence the choice of smartphones in the Portuguese national context. A literature review of the most relevant studies on the subject was carried out. The authors highlighted four main factors that they consider to influence consumers when choosing and buying a smartphone. These factors are characteristics, brand, price, and social influence. After reviewing the literature, the conceptual model and research hypotheses were drawn up to answer the study’s objective. A quantitative analysis approach was used, and as a data collection method, an online and printed questionnaire was used to assess which factors are most relevant when buying a smartphone. A total of 200 responses were obtained, and the data was analyzed using SPSS software. The results show that the factors influencing the Portuguese population’s choice of smartphone are the characteristics of the smartphone, its brand, and its price. In contrast, social influence was not found to be a significant factor. Smartphone companies should, therefore, focus on the evolution of smartphone features. They should also seek to invest in the marketing and international recognition of the brand, prioritizing competitive and attractive prices.porComportamento do ConsumidorGeraçõesInfluênciaMarketingSmartphonesFatores Determinantes na Escolha de Smartphones: Uma Perspetiva do Consumidor Portuguêsmaster thesis203738217