Silvestre, Miguel Ângelo RodriguesLeite, Edson Lopes Barbosa2023-02-202023-02-202022-03-112022-01-31http://hdl.handle.net/10400.6/13018No âmbito da participação da equipa AERO@UBI no Air Cargo Challenge (ACC) 2021/2022, foi realizado um estudo de viabilidade da utilização de uma hélice em ducto de forma a maximizar a tração da aeronave. Este ducto é projetado com base num estudo numérico realizado no Ducted Fan Design Code (DFDC). O estudo numérico serve de base para o desenho e fabrico, com tecnologias de impressão 3D por deposição de filamento fundido, de um protótipo utilizado em testes de validação da solução em ensaios no túnel de vento. Nestes ensaios, concluiuse que os resultados numéricos obtidos eram otimistas e o desempenho do conjunto propulsivo em túnel de vento mostrouse inferior ao da hélice não confinada para velocidades superiores a 10 m/s. Portanto a utilização de um ducto não seria viável para a aeronave ACC 2021/2022.porAir Cargo ChallengeDfdcHélice ConfinadaHélice em DuctoEstudo do Confinamento da Hélice para o Sistema Propulsivo do Avião do Air Cargo Challenge 2021/2022master thesis203225465