Silvestre, Miguel Ângelo RodriguesLeite, Edson Lopes Barbosa2023-02-202023-02-202022-03-112022-01-31http://hdl.handle.net/10400.6/13018No âmbito da participação da equipa AERO@UBI no Air Cargo Challenge (ACC) 2021/2022, foi realizado um estudo de viabilidade da utilização de uma hélice em ducto de forma a maximizar a tração da aeronave. Este ducto é projetado com base num estudo numérico realizado no Ducted Fan Design Code (DFDC). O estudo numérico serve de base para o desenho e fabrico, com tecnologias de impressão 3D por deposição de filamento fundido, de um protótipo utilizado em testes de validação da solução em ensaios no túnel de vento. Nestes ensaios, concluiu­se que os resultados numéricos obtidos eram otimistas e o desempenho do conjunto propulsivo em túnel de vento mostrou­se inferior ao da hélice não confinada para velocidades superiores a 10 m/s. Portanto a utilização de um ducto não seria viável para a aeronave ACC 2021/2022.porAir Cargo ChallengeDfdcHélice ConfinadaHélice em DuctoEstudo do Confinamento da Hélice para o Sistema Propulsivo do Avião do Air Cargo Challenge 2021/2022master thesis203225465