Costa, Aldo Filipe de Matos Moreira Carvalho daPereira, Mónica Catarina da Silva Paixão e2025-11-182025-11-182025-07-24http://hdl.handle.net/10400.6/19279O presente documento foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico do 2.º ciclo de estudos, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. O estágio decorreu na Escola Secundária Campos Melo, durante o ano letivo de 2024/2025. O Relatório de Estágio encontra-se organizado em dois grandes capítulos. No primeiro, ‘‘Intervenção Pedagógica’’, é apresentada de forma detalhada a minha atuação ao longo do ano letivo, incluindo o trabalho desenvolvido nas turmas atribuídas, a participação no Desporto Escolar, o acompanhamento da Direção de Turma e a integração na vida da escola e na comunidade educativa. O segundo capítulo, ‘‘Investigação e Inovação Pedagógica’’, descreve o estudo realizado sobre a influência de um programa de Pilates nos indicadores do programa FitEscola, nomeadamente na força abdominal e na flexibilidade. A investigação decorreu com 22 alunos do ensino secundário e demonstrou que, após seis semanas de intervenção, os participantes revelaram melhorias estatisticamente significativas nos parâmetros de flexibilidade direita (p = 0,016) e flexibilidade esquerda (p = 0,025) analisados, comprovando os benefícios da prática regular de Pilates no contexto escolar.This report, prepared within the scope of the Pedagogical Internship Course Unit of the 2nd cycle of studies, aims to obtain the Master's degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education from the University of Beira Interior. The internship took place at Campos Melo Secondary School during the 2024/2025 academic year. The Internship Report is organized into two main chapters that describe the learnings and experiences acquired throughout the academic year. The first chapter, "Pedagogical Intervention," meticulously details the activities carried out within the educational institution, including the work developed with assigned classes, participation in school sports, advisory support to the class director, and integration into school life and the educational community. The second chapter, "Research and Pedagogical Innovation," presents an investigative study that aimed to explore the influence of a Pilates program on FitEscola program indicators, specifically abdominal strength and flexibility. The research was conducted with 22 secondary school students and demonstrated that, after five weeks of intervention, participants showed statistically significant improvements in right flexibility (p = 0.016) and left flexibility (p = 0.025) parameters, proving the benefits of regular Pilates practice in the school context.porEstágio PedagógicoEducação FísicaPilatesPedagogical InternshipPhysical EducationA influência de um programa de treino de Pilates nos resultados dos testes de abdominais e flexibilidade da bateria de testes do FitescolaRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundaria Campos Melomaster thesis204044022