Proença, Júlia Maria Gonçalves Lopes2014-06-302014-06-302010-06http://hdl.handle.net/10400.6/1951Este trabalho versa o tema “Mediação Leitora e Literatura Infantil”, derivado da grande complexidade que encerra o acto da leitura, na actualidade. Numa perspectiva educacional, a realidade social contemporânea também sofreu grande mutabilidade, daí a difusão de valores e novos modelos de conduta que implicam novos desafios e novas práticas pedagógicas. Subjacente a esta filosofia, estarão implicitamente o profissionalismo e dinamismo dos professores/educadores como mediadores de um ensino dinâmico e continuamente actualizado. Importa, assim, acordar para esta realidade e fazer emergir novas metodologias e estratégias pedagógicas no âmbito da competência da literacia. É neste contexto, que remetemos, fortemente, para o papel da motivação e para o papel do mediador, factores intrínsecos à concepção de um leitor hábil e proficiente que requer uma aprendizagem complementada com um processo formal de ensino, que vai para além da Escola. Pois se ler é interagir com o texto, num intercâmbio triádico entre leitor, texto e autor, compete, então, às didácticas da língua e da literatura exercer um ensino baseado na articulação harmoniosa entre todas as técnicas de análise textual e o seu objectivo mais consistente que é o gosto pela leitura, porque ler livros é abrir janelas para o mundo… Mediante o exposto, apresentamos um conjunto de actividades que promovem a educação Estética, a sensibilidade, a metacognição partindo-se, assim, para além da simples exploração tradicional do texto.porLiteraciaMediação leitoraMediação leitora e literatura infantil: propostas para o contexto pedagógico no âmbito do 1º ciclo do ensino básicomaster thesis