Freitas, Elsa Flora Correia Simões LucasGonçalves, Gisela Marques PereiraPorras Umaña, César Jesús2025-10-302025-10-302025-07-042025-05-27http://hdl.handle.net/10400.6/19066Esta investigação enquadra-se no contexto da crescente utilização da inteligência artificial (IA) na comunicação digital estratégica, centrando-se na avaliação da eficácia percebida dos copys publicitários gerada pela IA na campanha #UPEACExperience da Universidade para a Paz no Facebook durante o ano letivo de 2023-2024. Existe um debate em curso sobre a autenticidade, o impacto emocional e a clareza do conteúdo automatizado em comparação com o conteúdo criado por humanos. O objetivo geral deste estudo foi avaliar a eficácia percebida dos copys gerados por IA junto do público-alvo da campanha da Universidade para a Paz. Como hipótese, destaca-se que o copy gerado por IA, quando bem contextualizado e supervisionado, pode atingir níveis significativos de engagement e Click-Through Rate; bem como impacto emocional, cumprindo assim os objectivos estratégicos definidos pela instituição. Em primeiro lugar, foram realizadas três entrevistas semi-estruturadas com membros-chave da equipa de comunicação da Universidade para a Paz, a fim de conhecer as estratégias utilizadas, os processos criativos e a integração da IA na campanha. As respostas às entrevistas serviram de base para a conceção do questionário que foi posteriormente aplicado. O inquérito obteve 134 respostas válidas. Além disso, foram analisadas métricas como Click-Through Rate, engagement, alcance e cliques. A investigação concluiu, com base nos resultados, que a inteligência artificial, quando utilizada com supervisão humana, pode gerar um copy eficaz em conformidade com os objectivos previamente definidos. A hipótese foi parcialmente confirmada, mostrando grande potencial, mas depende da mediação humana para preservar a autenticidade, a inclusão e o impacto emocional.This research falls within the context of the growing use of artificial intelligence (AI) in strategic digital communication, focusing on evaluating the perceived effectiveness of AI-generated advertising copy in the #UPEACExperience campaign of the University for Peace on Facebook during the 2023-2024 academic year. There is an ongoing debate about the authenticity, emotional impact and clarity of automated content compared to content created by humans. The general objective of this study was to evaluate the perceived effectiveness of AI-generated copy among the target audience of the University for Peace campaign. As a hypothesis, it stands out that AI-generated copy, when well contextualized and supervised, can achieve significant levels of engagement and Click-Through Rate; as well as emotional impact, thus fulfilling the objectives set by the institution. Firstly, three semi-structured interviews were conducted with key members of the University for Peace's communications team in order to find out about the strategies used, the creative processes and the integration of AI into the campaign. The responses to the interviews served as the basis for designing the questionnaire that was subsequently applied. The survey received 134 valid responses. In addition, metrics such as Click-Through Rate, engagement, reach and clicks were analyzed. The research concluded, based on the results, that artificial intelligence, when used with human supervision, can generate an effective copy in line with previously defined objectives. The hypothesis about the effectiveness of AI was partially confirmed, showing great potential, but it depends on human mediation to preserve authenticity, inclusion and emotional impact.porCampanhas InstitucionaisComunicação EstratégicaCopywritingEducação SuperiorInteligência ArtificialA eficácia da perceção de copys por IA: a campanha #UPEACExperience da Universidade para a Paz no Facebook (ano letivo de 2023/2024)master thesis204026946