Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaSantos, Maria Margarida Alves Ramos dos2014-06-022014-06-022009http://hdl.handle.net/10400.6/1757Na tentativa de uma formação especializada - Supervisão Pedagógica - a palavra reflexão deu o mote a um processo dinâmico de partilha de vários saberes, bem como à construção de novos olhares e novas formas de agir enquanto supervisores, num cenário tão específico como o da Formação do Programa Nacional de Ensino do Português. Através da análise de documentos que serviram a praxis, fomo-nos descobrindo a nós próprios e às nossas concepções como docentes e avaliadores e igualmente fomos auscultando no fazer e no dizer dos Formandos, as suas crenças, os seus valores, as suas dúvidas, as suas metodologias e até os seus sonhos.While trying a specialized training - Pedagogical Supervision - the word reflexion was the starting point to a dynamic process which deals with the sharing of various levels of knowledge as well as the building up of a new observation process and new ways of acting while playing the role of supervisors in a scenario as specific as the National Training Programme of the Portuguese Language Teaching. Through a thorough analysis of the documents which supported the praxis, we found out about ourselves and about our believes and conceptions as teachers and educators, while, at the same time, through the acting and the formulation of the trainees` ideas we were able to reach the core of their believes, their values, their doubts, their methodologies and even their dreams.porMetodologia de ensinoSupervisão pedagógicaPrograma Nacional do Ensino do PortuguêsSupervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativamaster thesis