Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaVaz, Maria do Carmo de Jesus2014-07-292014-07-292008http://hdl.handle.net/10400.6/2134Trata – se através desta dissertação de apresentar várias perspectivas sobre o carácter essencial da leitura como base de qualquer aprendizagem escolar assim como da apresentação de uma crítica aos manuais escolares e aos programas no que concerne ao lugar do texto poético. Para o efeito consultámos vários artigos, os programas do 7º Ano, bem como as competências do currículo Nacional. Construímos, ainda, um corpus de textos extraídos dos Manuais Escolares seguintes: SILVA, Ana Maria; FONTES, Maria José; CASTRO, Rogério (2002) Palavras em Português. (7º Ano). Porto Editora DIAS, Ana Maria; MILITÃO, Paulo (2006) Letras & Letras (7º Ano). Texto Editores PINTO, Elisa Costa; BAPTISTA, Vera Saraiva (2006) Plural (7º Ano). Lisboa EditoraIl s´agit à travers de cette dissertation de présenter plusieurs perspectives sur l´aspect essentiel de la lecture, considérée comme base de tout aprentissage scolaire ainsi comme la présentation d´une approche critique des manuels et des programmes en ce qui concerne l´importance de la poesie. Pour cet effet nous avons consulté, plusieurs articles de la spécialité , les programmes de la 7º Année ainsi que les compétences du Curriculum National. Nous avons aussi rassemblé un corpus textuel retiré des manuels scolaires dont le nom est cité ci – dessus.porLiteratura infanto-juvenilManuais escolaresA poesia nos manuais escolares do 3º ciclo: olhares que se cruzammaster thesis