Caiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraBacelar, António Jorge Martins Aguiar da SilvaGil, Maria GraçaCorreia, Tânia Sofia Gomes2013-10-252013-10-252011-06http://hdl.handle.net/10400.6/1439O presente relatório foi elaborada como parte integrante da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, reflectindo o percurso formativo seguido pela professora orientadora do estágio e reflexão sobre os desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciado. Assim, o relatório apresentado, divide-se em quatro capítulos, em que: no primeiro se expõe uma breve descrição do percurso académico e profissional da professora estagiária, indo ao encontro do seu curriculum vitae, tendo em linha de conta os aspectos enquanto trabalhador/estudante; o segundo capítulo apresenta o enquadramento teórico-conceptual no que diz respeito à disciplina em estudo (Educação Visual no 3º ciclo – 7º e 9º ano); o terceiro capítulo apresenta a caracterização da escola e as relações da escola com a comunidade, tendo em consideração os aspectos fulcrais para o ensino das Artes Visuais; por último, no capítulo quatro, são enumeradas e descritas as actividades desenvolvidas ao longo das aulas alvo de avaliação. O mesmo capítulo apresenta de forma descritiva os resultados obtidos, e aponta possíveis melhorias para a prática lectiva. Todo o relatório, apresenta a Prática de Ensino Supervisionada, especialmente nas actividades desenvolvidas e na reflexão crítica de alguns momentos de aprendizagem do professor estagiário em função dos desafios e das estratégias adoptadas. Com a Prática de Ensino Supervisionado, o professor enquanto estagiário irá adquirir uma maior preparação para ultrapassar obstáculos que forem surgindo no dia-a-dia na turma ou nas turmas que futuramente irá acompanhar, contribuindo para a melhoria do Ensino- Aprendizagem.The present report was made as part of the Teaching Practice Course Supervised Master's in Teaching Visual Arts in the 3rd cycle and the Elementary and Secondary Education, it reflects the training route followed by the teacher guiding and challenge deep reflection about processes and performances of everyday life professional experience. Thus, the thesis presented here, is divided in four chapters; in the first it is exposed a brief description of the student route meeting his Curriculum vitae as a part of the student/worker perspective. The second chapter presents the theoretical and conceptual framework with regard to the subject under study (3rd cycle-7 and 9th years Visual Education). The third chapter presents the school characteristics and the school/community relationship, taking into consideration the Visual Arts teaching key aspects. Finally, in chapter four are listed and described the target evaluation class activities, and gives in a descriptive way the results and points to possible improvements to teaching. The entire report presents the Supervised Practice Teaching, especially in the activities and critical reflection concerning some moments of student /teacher learning as a function of the challenges and strategies adopted. With Supervised Teaching Practice, the trainee teacher will acquire a greater awareness to overcome obstacles that may arise in day-to-day classes or in future classes, contributing to the teaching and learning improvement.porArtes visuais - EnsinoArtes visuais - Educação visual - Prática de ensino supervisionadaArtes visuais - Aquisição de competências - Aspectos socioculturaisEducação visual - Ensino-aprendizagemPrática de ensino supervisionada, curso geral de artes visuais, educação visual (7º e 9º anos)Escola EB1 Afonso Paiva, Agrupamento de Escolas, Castelo Brancomaster thesis